Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA UNIFEI É ESCOLHIDO PARA O PROGRAMA FUTURAS CIENTISTAS

As meninas tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios do IESTI e do IRN

O projeto Garotas Geek da Mantiqueira, desenvolvido na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi escolhido por meio de edital para o programa Futuras Cientistas, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), de Pernambuco.

O programa Futuras Cientistas possui como objetivo estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do Ensino Médio nas áreas de Ciência e Tecnologia, setores que ainda são majoritariamente masculinos. Desta forma, busca contribuir para a equidade de gênero no mercado através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

Garotas Geek da Mantiqueira
Na UNIFEI, o projeto Garotas Geek da Mantiqueira é coordenado pela professora Milady Renata Apolinário da Silva, do Instituto de Física e Química (IFQ); a técnica de eletrônica Patrícia Rodrigues de Araújo, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), e a estudante Nathalia Gonçalves Simões, do curso de Engenharia Hídrica, e tem como base oficinas de robótica, com participação prevista no programa Mulheres na Liderança, oferecido pela ONG americana Leading Change Foundation.

Foram selecionadas para o projeto as professoras Aline Cristina Passos, de Sociologia, e Cíntia Torres Lemes Galvão, de Física, ambas da rede pública de Minas Gerais, além da estudante Milena Pimenta Teófilo, aluna do 3º ano do Ensino Médio no município mineiro de São Tomás de Aquino, que, com auxílio da prefeitura de sua cidade, conseguiu financiamento no transporte até Itajubá para acompanhar as oficinas que aconteciam no campus da UNIFEI.

“Ao saber que fui selecionada para participar do programa Futuras Cientistas, recorri ao prefeito Daniel, com um pedido de ajuda para que pudesse me locomover até a cidade de Itajubá. Gostaria de agradecê-lo por confiar, movimentar-se conosco nessa caminhada e apoiar a minha ida até Itajubá com a disponibilidade de arcar com os custos de transporte. Como disse Galileu Galilei, ‘Você não pode ensinar nada a ninguém, mas pode ajudar pessoas a descobrirem por si mesmas’. Deixo aqui minha gratidão também à Marília, que trouxe a oportunidade do programa para São Tomás de Aquino e me auxiliou em todos os momentos. Gratidão a todos os envolvidos”, destacou Milena.

De acordo com a professora Milady, “o projeto é uma iniciativa muito importante para o Brasil e para a UNIFEI na busca por igualdade de gênero e para o empoderamento feminino, visto que o programa pretende motivar meninas para as carreiras de Ciências, Tecnologia e Engenharias”.

Segundo a professora Aline, “o programa Futuras Cientistas está aí para criar novas narrativas na história da Ciência por mulheres e para as mulheres, e fazer parte disso me dá o ânimo necessário para continuar nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária, sobretudo da perspectiva de gênero”.

Atividades
As oficinas realizadas de maneira híbrida foram registradas por meio de publicações nos perfis pessoais da professora Milady e de Nathalia Gonçalves no Instagram, e demonstram o interesse da comunidade nesse importante projeto para a sociedade.

As participantes também tiveram a oportunidade de conhecer a oficina e a história da equipe de competição tecnológica Uai!rrior, sendo guiadas pelo aluno João Luis Sacardo Scannapieco. Além disso, conheceram a Fundação Asimo, entidade que realiza trabalhos de robótica educacional no município de Itajubá. Elas fizeram ainda visita aos laboratórios do IESTI e do Instituto de Recursos Naturais (IRN).

A equipe do Futuras Cientistas promoveu workshops com palestras de diversos segmentos e sobre protagonismo feminino, todos de forma remota. No final do programa, as meninas realizaram uma apresentação dos resultados obtidos e um relato da experiência dessa imersão científica na área de robótica.

A banca contou com a participação do professor Otávio Martins Gomes, do IESTI, e teve como convidados a professora Tania Luna, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que leciona disciplinas de robótica e desenvolve projetos de pesquisa nessa área, e o professor Bemielison Bezerra, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira, que é o atual coordenador do grupo de robótica.

Mais informações sobre o programa Futuras Cientistas podem ser encontradas no site: https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho