Pular para o conteúdo principal

MEDALHISTAS DOS JIFs SÃO HOMENAGEADOS NA REITORIA


O reitor Cleber Ávila Barbosa recebeu os medalhistas dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) para uma homenagem pelo desempenho deles na etapa nacional. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) teve um resultado inédito, com medalhas para todos os 35 participantes, nas modalidades futsal masculino, vôlei feminino, handebol masculino, judô masculino em judô feminino.

No início da cerimônia, foi apresentado um vídeo da medalhista de ouro no karatê nos Jogos Panamericanos e ex-aluna do Campus Pouso Alegre, que parabenizou os jogadores e falou da sua trajetória no IFSULDEMINAS e do apoio recebido do instituto.

O reitor iniciou sua fala parabenizando os jogadores e cumprimentando a equipe da pró-reitoria de Extensão (PROEX), os coordenadores de esportes nos campi e os treinadores. Ele destacou que o Esporte sempre foi visto como prioridade e com o potencial que merece pela instituição. “É um resultado que nos enche de orgulho, porque é fruto de um trabalho contínuo, integrado com as unidades, com os coordenadores de esportes, os professores. É acreditar no potencial dos nossos alunos; quando nós acreditamos e fomentamos o esporte, nossa instituição tem plenas condições de avançar e conquistar campeonatos, ações de âmbito nacional”, ressaltou.

Em sua fala, a pró-reitora de Extensão, Elisângela Silva, disse que sua participação nos JIFs foi sua melhor semana no ano. Ela lembrou de tudo que eles superaram para chegar aonde chegaram. “Eu sei que vocês poderiam ter escolhido estar em outro lugar, escolhido fazer outras coisas, mas estavam lá treinando, às vezes na hora do almoço, nos horários mais diversos, mas estavam lá treinando, enquanto os colegas estavam fazendo outras coisas, talvez nas redes sociais, e vocês lá treinando, praticando um esporte”.

O diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Alexandre Fieno, lembrou que a participação dos alunos, com todas as questões orçamentárias, é um investimento e nunca um gasto. “A gente ganha com isso, vocês são referência não somente no esporte mas em toda parte educacional, tudo que vocês fazem, vocês fazem muito bem feito e não é só aqui, vocês são referência nacional”, dirigiu-se aos estudantes participantes.

O professor Pedro Luiz Carvalho, diretor de Extensão do Campus Machado, representando a diretora Aline Manke Nachtigall, lembrou os estudantes que eles inspiram outros jovens, outras pessoas. “Vocês estão no caminho certo, educação e esporte são fundamentais na geração de hoje. Eu não conhceço todos vocês, mas se vocês praticam esportes, treinam em horários adversos, além de estudar, tenho certeza de que são ótimos alunos, devem ter boas notas”, o que arrancou risadas dos estudantes presentes. A fala dele foi corroborada pelo professor Ricardo Avelino que disse ser estatisticamente comprovado que, devido à disciplina e ao empenho que o esporte exige, o desempenho acadêmico de atletas é maior que a média dos estudantes.

Encerrando as falas, o coordenador-geral de Esportes, Carlos Henrique Paulino, comentou: “Na Região Sudeste, hoje, nas modalidades coletivas, o IFSULDEMINAS é o segundo instituto em números de classificação; no nacional, nós estamos entre os cinco melhores do país, em índice de classificação. Esse resultado é a semente do esporte plantada em vocês. Só jogar é uma coisa, só estudar é outra, só viver para os prazeres é outra, mas saber determinar e organizar uma vida para poder ir bem na escola, ir bem no esporte, ir bem nos relacionamentos com a família, com os amigos e conseguir chegar lá na final, com disciplina e com esses resultados alcançados - esse é o nosso orgulho”.

Na sequência, os jogadores receberam um certificado de participação e um brinde. Na visita deles estava planejado um almoço no Campus Pouso Alegre e outras atividades recreativas.

Também estiveram presentes na cerimônia os coordenadores de esporte dos campi, professores Fabiano Fernandes da Silva, Gustavo Rodrigues, Alexandre Magno Alves, Bruno Ferreira Alves e Ricardo Avelino, o pró-reitor Honório José de Moraes Neto, os diretores Luis Adriano Batista, Jacssane do Couto Andrade, Marcia Rodrigues Machado, Michelle da Silva Marques e Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.