Pular para o conteúdo principal

OS 7 MAIORES DESAFIOS DA NOVA GESTÃO DA UFLA


No dia 03 de maio de 2024 a UFLA terá uma nova gestão. Nesse texto vamos refletir sobre os 7 principais desafios que a nova gestão terá nos próximos 4 anos.


1) Colocar a UFLA novamente entre as melhores Universidades do Brasil: Nós lembramos com saudade do tempo em que a UFLA era a melhor Universidade de Minas e a terceira do Brasil. Link: https://www.ufla.br/dcom/2012/12/07/ufla-mantem-destaque-no-igcmec-2011-3a-melhor-universidade-do-pais-e-1a-de-minas-pelo-3o-ano-consecutivo/ .


Esse tempo, infelizmente, passou. Essa gestão entregará a UFLA em uma posição muito abaixo do lugar que ela merece. Nesse ranking a UFLA está em 28º lugar: https://ruf.folha.uol.com.br/2023/ranking-de-universidades/principal/ .


O próximo reitor terá a missão de colocar a UFLA novamente entre as melhores universidades do país.


2) Hospital Universitário: Sem dúvida há uma enorme expectativa do curso de medicina e da população de Lavras a respeito do início do funcionamento do Hospital Universitário. Serviço de saúde gratuito e de qualidade é o desejo da população, principalmente da parcela que não possui plano de saúde. Infelizmente, por motivos que desconhecemos, a gestão do João Chrysostomo foi incapaz de avançar de forma significativa na finalização do Hospital.


3) Parque Tecnológico: O parque tecnológico é outro passivo criado na atual gestão. O sonho de ter um parque tecnológico gerando muitos empregos, patentes e serviços de alta tecnologia não teve avanços significativos nessa gestão.


Há uma piada que é contada pelos corredores da UFLA:


“80% do prédio do Parque Tecnológico está desocupado e 80% da área ocupada está sendo usada pelo Almoxarifado”


Não sabemos se esses números são verdadeiros, provavelmente não são, mas essa frase representa a insatisfação da comunidade universitária com a falta de êxito da atual gestão em avançar com o parque tecnológico.


4) Pacificar alguns setores: Em alguns setores da UFLA a insatisfação atingiu níveis altíssimos nessa gestão. Sem dúvida o maior e mais explícito foi a Biblioteca Universitária, que chegou a encaminhar uma “Carta aberta à comunidade” e a denunciar o reitor no conselho de classe da categoria. Outros setores optaram por não formalizar a sua insatisfação, como fez a biblioteca, mas não escondem nos corredores a sua insatisfação com essa gestão.


5) O retorno das obras na UFLA: A população de Lavras, principalmente os trabalhadores da construção civil, querem que a UFLA volte a ser um canteiro de obras. Eram literalmente algumas centenas de empregos diretos e talvez mais de mil empregos indiretos gerados pelas construtoras que faziam do campus da UFLA um canteiro de obras. Foram poucos os investimentos em infraestrutura física na atual gestão. Essas obras fazem muita falta para a cadeia produtiva da construção civil e para a comunidade universitária, que se beneficia dos investimentos realizados. Provavelmente essa falta de obras motivou o reitor a inaugurar um ponto de ônibus de bambu, que já estava pronto a mais de um ano.


6) Rever as obras polêmicas: Se é verdade que foram poucas obras na atual gestão, duas dessas obras causaram bastante controvérsia: laboratório de física na DGTI e a avenida que liga a portaria do SINDUFLA ao campus histórico. Segundo informações que recebemos, a primeira obra contraria várias normas da ciência da computação e coloca em risco o Datacenter da UFLA. A segunda obra é considerada desnecessária por grande parte da comunidade universitária e prejudicial para as atividades de cultura e preservação histórica por grande parte dos funcionários que trabalham no campus histórico. Será que essas obras serão mantidas? Não sabemos. Sabemos apenas que os funcionários da DGTI e do campus histórico não pediram e não querem que elas permaneçam.


7) Recontratar e valorizar os terceirizados da UFLA: Na atual gestão muitos colaboradores terceirizados foram demitidos. Somente em um dia, em plena crise econômica da COVID-19, foram demitidos quase 150 pais de família. No final do ano passado, por fatores que não entraremos no mérito, a atual gestão fez uma licitação que rebaixou o salário dos terceirizados. Alguns com redução de mais de 40% nos vencimentos. Cabe lembrar que os terceirizados são os trabalhadores que recebem os menores salários na UFLA. A comunidade universitária deseja que a UFLA volte a ampliar o número de terceirizados e a pagar melhor pelo excelente trabalho que eles realizam na UFLA.

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia! Concordo com o seu posicionamento, no que tange às questões operacionais, já em termos estratégicos e institucionais os desafios sao muito maiores. A próxima administração precisa resgatar e ampliar os aspectos institucionais sem os quais não consegue evoluir; precisa valorizar às competências e estimular o profissionalismo; ampliar a racionalidade dos clientes internos e externos, com relação a Universidade e à formação profissional é outro desafio a ser enfrentado; etc.

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

VIDENTE DO SUL DE MINAS TERIA ANUNCIADO A MORTE DE DILMA

Vidente era amiga e confidente de Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves Corre pela internet, tão rápido como o vento, uma suposta profecia catastrófica atribuída à vidente mineira Neyla Alckmin, falecida há mais de dez anos, cujos termos insinuam a morte da presidente eleita Dilma Rousseff logo após a posse, seguida por um período de caos para o Brasil. O texto, sem assinatura e indicação de origem, seria parte de um manuscrito deixado pela sensitiva. Segundo consta, Neyla Alckmin aparecia com frequência na televisão e nas revistas para fazer previsões, especialmente no período eleitoral. Morava na Cidade de Conceição do Rio Verde, próximo a São Lourenço, no Sul de Minas Gerais. A favor dela conta-se que foi conselheira de Juscelino Kubitschek e de Tancredo Neves. Segundo reportagem publicada no jornal “O Estado de S.Paulo”, edição de 19 de junho de 2008, foi Neyla quem apontou para o empresário Eike Batista os principais pontos da Bacia de Campos para exploração. Chegou a produzir...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...