Neste mês de março, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizado no câmpus de São Sebastião do Paraíso, comemora dois anos de atividades acadêmicas. Momento que marca a expansão geográfica e o compromisso contínuo da UFLA com a inovação e a excelência no ensino superior.
Desde a aula inaugural realizada em março de 2022, a equipe do Ictin enfrentou uma jornada de descobertas e desafios. Mais do que um novo espaço acadêmico, o Câmpus Paraíso abriu um caminho de sonhos e inovação com o lançamento do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (Bict), curso que é porta de entrada para a formação abrangente nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software, também disponíveis no Ictin.
“O nascimento desse novo câmpus não foi sem suas dores de crescimento. Confrontados com um terreno desconhecido, a equipe da UFLA abraçou a missão com coração e determinação, transformando cada obstáculo em uma etapa construtiva. A sinergia entre a direção, o corpo docente e o pessoal de apoio transbordou em uma força coletiva para hoje termos mais do que uma estrutura física, uma comunidade unida pela paixão pelo conhecimento e inovação”, destaca o professor Fernando Ferrari, diretor do Ictin.
Um Lar para o Futuro
Atualmente, o câmpus conta com um pavilhão de aulas, prédios para incubadoras, laboratórios, logística, além de um campo de futebol e uma quadra multiuso. Com um espaço total de 150 mil m², projetos e obras estão em andamento para enriquecer ainda mais o câmpus, incluindo um anfiteatro, prédio das engenharias, biblioteca e o Centro de Convivência e Inovação, com expectativa de conclusão de algumas obras já no segundo semestre de 2024. Complementarmente, a construção dos laboratórios destinados às três engenharias e ao Bict se encontra em fase final, com os processos de aquisição de equipamentos para sua efetivação já em andamento.
O professor Neumar Malheiros, vice-diretor do Ictin, explica que além das estruturas físicas, o Câmpus Paraíso tem dedicado atenção especial à infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI).
“Durante 2022 e 2023, foram realizados significativos investimentos em infraestrutura de TI, visando a operacionalização iminente de equipamentos de informática, telefonia, redes de comunicação de dados e pontos de acesso sem fio à Internet. Este investimento é estratégico, dada a concentração dos cursos em áreas de desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação. Esse esforço é no sentido de proporcionar os recursos necessários para a prática de metodologias ativas de ensino, uso de tecnologias modernas e para o fortalecimento de um ecossistema de inovação tecnológica”, ressalta Malheiros. Destaca-se ainda a construção de novas salas para docentes, assegurando que o corpo docente disponha de um espaço adequado para o desenvolvimento de suas atividades.
Outro ponto a ser destacado é o aumento constante no número de estudantes, com 55 novos ingressantes no primeiro semestre de 2024. A estratégia de divulgação, que inclui participação em feiras e visitas organizadas ao Câmpus, têm atraído cada vez mais acadêmicos. Graças à presença da UFLA a cidade já recebe estudantes de várias partes do País, vindos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Amazonas.
*Com assessoria da UFLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário