Pular para o conteúdo principal

CURSO SOBRE ENERGIA SOLAR CAPACITA PROFISSIONAIS NA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM EXTREMA

Tendência no mercado, a fonte solar fotovoltaica vem ganhando cada dia mais espaço no ambiente doméstico, industrial e agropecuário

Entre os dias 17 e 19 de abril (de quarta a sexta), o Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu um curso sobre energia solar destinado a formar instaladores de sistemas fotovoltaicos. A capacitação foi realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG) e contou com a adesão de 10 profissionais.

Com carga horária de 24h, os participantes exploraram temáticas como introdução à tecnologia da célula fotovoltaica, tipos de placas, métodos de instalação, dimensionamento correto do sistema fotovoltaico, cálculos de cargas, além de instalação e manutenção de sistemas de alimentação de energia elétrica fotovoltaica por off grid.

Realizada pelo Senar-MG, através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), o trabalho tem o objetivo de promover a capacitação profissional e promoção social da população rural, como explicou o professor Daniel Gusmão:

“O sistema FAEMG Senar-MG atende a todos os produtores rurais de Minas Gerais com cursos e assistência técnica. Especificamente, são mais de 300 cursos na área rural […]. Eles estão aprendendo a projetar um sistema fotovoltaico com baterias e a instalar na prática”, concluiu.

Além da teoria, os alunos também vão a campo praticar todo o aprendizado adquirido em sala de aula, o que, para muitos, é um conhecimento que vem para complementar a formação profissional. Esse é o caso da engenheira civil Patrícia Brito, que admitiu a surpresa com a qualidade do curso:

“Muitas das vezes a gente acaba meio que desconfiando quando fala ‘ah, vai ter um curso gratuito’, mas eu estou surpresa com a qualidade do curso, a qualidade do ensino. A gente tá aprendendo muito. Fizemos muitos projetos teóricos e hoje estamos executando eles na prática. Eu só gostaria de agradecer à Prefeitura e à FAEMG”, afirmou a participante.

Vale destacar que já existe uma lista de espera para o próximo curso, que acontecerá em breve. A abertura de inscrições para as próximas edições desta e demais capacitações oferecidos através da Administração Municipal serão informados por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Extrema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...