Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA O ELEITORADO MINEIRO APTO A VOTAR EM 2024

São 16,5 milhões de eleitoras e eleitores, 3,65% a mais que nas últimas eleições municipais


A cada eleição, o eleitorado mineiro cresce. Em 2024, somos 16.469.155 de pessoas aptas a ir às urnas no dia 6 de outubro. O crescimento em relação ao eleitorado das últimas eleições municipais, de 2020, foi de 3,65% - 579.596 eleitoras e eleitores a mais. 

Minas Gerais continua sendo o 2º maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo. Os mineiros representam 10,56% do total do eleitorado brasileiro, que é de 155.915.680 pessoas.

Com os dados oficiais divulgados pelo TSE no dia 18 de julho, é possível conhecer um pouco o perfil das pessoas que serão responsáveis por escolher os próximos vereadores e prefeitos das 853 cidades de Minas Gerais.

Gênero e nome social

Em 2024, as mulheres continuam sendo maioria – 52% do eleitorado mineiro, o mesmo percentual de 2020.

O número de pessoas que escolheu usar o nome social no título de eleitor também aumentou. São 3.024 nas Eleições 2024. Quase três vezes mais que em 2020, quando 1.035 pessoas fizeram essa opção.

Idade

Os jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, são 149.059, ou 0,9% do eleitorado mineiro apto a votar nas Eleições 2024. O grupo aumentou significativamente em relação às últimas eleições municipais.

Em 2020, os eleitores de 16 e 17 anos eram 92.114 – 0,58% do total do eleitorado.

Pessoas com deficiência

Entre o eleitorado apto a votar em Minas Gerais em 2024, 123.433 pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. Em 2020, eram 90.440 pessoas com deficiência.

Essa é uma informação autodeclarada, ou seja, o cadastro eleitoral só indica se uma pessoa tem algum tipo de deficiência quando ela própria informa essa condição ao buscar atendimento da Justiça Eleitoral.

Distribuição geográfica

A cidade com maior número de pessoas aptas a votar é Belo Horizonte: 1.992.984.

A segunda é Uberlândia, com 530.871.

E a terceira é Contagem, com 459.110.

São oito os municípios que poderão ter segundo turno, caso nenhum candidato a prefeito tenha mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora (390.203), Betim (297.070), Montes Claros (277.710), Uberaba (238.276) e Ribeirão das Neves (213.114).

Já os três menores eleitorados são Serra da Saudade (1.294), Cedro do Abaeté (1.473) e Grupiara (1.765).

Confira o eleitorado por município:

lista organizada por ordem alfabética

lista organizada pela quantidade de eleitores (da maior para a menor)

Estatísticas

Todos os dados do eleitorado apto a votar em 2024 estão disponíveis no sistema de estatísticas do TSE.

A aba Estatísticas do eleitorado tem o total de eleitores aptos, dados de biometria e evolução do eleitorado.

Em Perfil do eleitorado (menu à esquerda da página), é possível ver dados como gênero, faixa etária, uso de nome social, e grau de instrução, entre outros.

Há uma aba específica com informações sobre o Eleitorado com deficiência. E a aba Capilaridade apresenta informações sobre zonas eleitorais, locais de votação e seções eleitorais.

Em cada página, é possível alterar os filtros na parte superior, para pesquisar as estatísticas pelo total do país, por região, estado, município e zona eleitoral.

Acesse as estatísticas do eleitorado apto a votar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.