Pular para o conteúdo principal

MPF E IPHAN CONSEGUEM DECISÃO PARA DEMOLIR PARTE DE POUSADA EM TIRADENTES

Proprietários terão que desfazer modificações irregulares realizadas em imóvel no Largo das Forras, no centro da cidade histórica
Foto histórica da Rua Resende Costa e o Largo das Forras, em Tiradentes

Obras realizadas sem aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por uma pousada no centro histórico de Tiradentes (MG) podem estar com os dias contados. O Ministério Público Federal (MPF) e o Iphan conseguiram decisão no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) que determina a demolição de estruturas construídas ainda na década de 90.

Esses acréscimos ao imóvel principal da pousada, no Largo das Forras, não são compatíveis com as características protegidas pelo tombamento do centro histórico de Tiradentes, município localizado a cerca de 190 km de Belo Horizonte.

A decisão do tribunal determina a demolição, em 12 meses, de todas as alterações realizadas na pousada sem a devida autorização. Os proprietários também foram condenados ao pagamento de indenização por danos coletivos no valor de R$ 50 mil. Assim, foi modificada decisão da Justiça Federal anterior que não havia aceitado os pedidos para retirada das modificações não autorizadas.

A decisão do TRF6 reconhece ofensa ao patrimônio histórico-cultural que configurou dano coletivo e a descaracterização do conjunto tombado do município de Tiradentes. O relator do processo acompanhou o parecer do procurador regional da República Juraci Guimaraes Junior, que relata que a pousada considerou somente na ampliação da quantidade quartos e de facilidades para os hóspedes. “Da existência de critérios objetivos e prévios fixados pelo Iphan para intervenções nos vários setores protegidos de Tiradentes e do que reza a Lei Orgânica local, resta evidente que as obras dos apelados causaram dano ao conjunto arquitetônico e urbanístico local”, afirma trecho do parecer.

O julgamento do recurso foi acompanhado pela procuradora regional da República Mírian Moreira Lima, que destacou a relevância dessa decisão. “A preservação do patrimônio histórico em Tiradentes, evitando danos culturais coletivos em decorrência de realização de obras sem a autorização do Iphan, deve servir de exemplo. Um simples alvará de construção emitido pelo município não supre a necessidade de autorização do referido instituto”, afirma.

Contexto – As obras que ampliaram a pousada sem autorização do Iphan foram realizadas entre 1998 e 2000. Apesar das notificações do órgão fiscalizador, elas foram mantidas e, em 2006, o Iphan entrou com uma ação civil pública para condenar os proprietários da pousada a demolir os acréscimos irregulares. O MPF acompanhou todo o processo como fiscal da lei, no interesse do patrimônio público.

Na Justiça Federal em São João del-Rei (MG), em 2010, os pedidos do Iphan não foram acolhidos. Sem concordar com essa decisão, no mesmo ano, Iphan e MPF apresentaram recursos para que fossem atendidos os pedidos iniciais de demolição das obras irregulares. Nesta semana, o TRF6 acolheu os recursos e determinou que os proprietários da pousada desfaçam as obras realizadas.

*Da assessoria da PRR6 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho