Pular para o conteúdo principal

FECITUR/IGR TOMA POSSE NO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO COM A MISSÃO DE IMPLEMENTAR O PLANO DO TURISMO VERDE EM MINAS


A Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais - Fecitur/IGR tomou posse como entidade membro do Conselho Estadual de Turismo (gestão 2025-2026) no último dia 10 de fevereiro, em cerimônia realizada em Belo Horizonte, reafirmando seu compromisso em promover o turismo sustentável nas Instâncias de Governança Regionais do estado. Entre as novas responsabilidades da instituição, está a implantação do inovador Plano Diretor do Turismo Verde, lançado recentemente pelo Governo de Minas Gerais, que busca proteger as riquezas naturais e o patrimônio histórico e cultural do estado.

O plano foi construído pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), junto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com participação da Fecitur/IGR, que durante o processo liderou 15 oficinas voltadas à promoção do projeto. Os encontros reuniram participantes de 48 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), 20 operadores turísticos nacionais, 42 receptivos mineiros e sete especialistas em turismo verde, impactando cerca de 370 municípios de Minas Gerais.

A implantação do Plano Diretor do Turismo Verde pela Fecitur/IGR segue um modelo estruturado e colaborativo, começando a nível nacional e se desdobrando até os municípios. Nos últimos dois anos, as oficinas realizadas pela Fecitur/IGR nos municípios destacaram o papel crucial das Instâncias de Governança Regional (IGRs) na absorção e aplicação do plano.

Este processo faz parte do sistema nacional, onde as diretrizes são traduzidas em planos regionais e, posteriormente, adaptadas para o âmbito municipal. Com a publicação do plano nacional, os esforços foram intensificados para que, até março de 2025, as IGRs e prefeituras tenham atualizado e alinhado seus planos locais, garantindo que as diretrizes sustentáveis permeiem todas as esferas do turismo estadual.

De acordo com a presidente da Fecitur/IGR, Teresa Lemos, a Federação tem um papel crucial para que o plano seja realmente efetivado no estado. "A participação da Fecitur/IGR na execução do Plano Diretor do Turismo Verde é fundamental, pois ele só poderá ser efetivamente implementado com a adesão e o comprometimento de toda a cadeia produtiva do turismo, que está profundamente inserida nas Instâncias de Governança Regionais (IGRs). Juntos, trabalharemos para fortalecer o turismo em Minas Gerais, promovendo práticas sustentáveis que beneficiem nossas comunidades e preservem nosso rico patrimônio natural e cultural."

O papel das prefeituras, especialmente em municípios menores, é vital para a concretização das diretrizes do plano. Muitas dessas cidades, com populações abaixo de 21 mil habitantes, enfrentam desafios relacionados à infraestrutura e capacitação de mão de obra. Nesse contexto, a Fecitur/IGR atua como um facilitador, colaborando estreitamente com as prefeituras para implementar estratégias que melhorem a infraestrutura turística local, como serviço de fornecimento de água e saneamento básico . Ao preparar os municípios para receber visitantes, a Fecitur/IGR busca garantir que o aumento do fluxo turístico ocorra de forma sustentável, respeitando a cultura local e minimizando impactos sociais.

Com essa nova etapa, a Fecitur/IGR reafirma seu papel vital na promoção de um turismo responsável e na construção de um futuro sustentável para Minas Gerais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...