Pular para o conteúdo principal

FECITUR/IGR TOMA POSSE NO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO COM A MISSÃO DE IMPLEMENTAR O PLANO DO TURISMO VERDE EM MINAS


A Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais - Fecitur/IGR tomou posse como entidade membro do Conselho Estadual de Turismo (gestão 2025-2026) no último dia 10 de fevereiro, em cerimônia realizada em Belo Horizonte, reafirmando seu compromisso em promover o turismo sustentável nas Instâncias de Governança Regionais do estado. Entre as novas responsabilidades da instituição, está a implantação do inovador Plano Diretor do Turismo Verde, lançado recentemente pelo Governo de Minas Gerais, que busca proteger as riquezas naturais e o patrimônio histórico e cultural do estado.

O plano foi construído pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), junto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com participação da Fecitur/IGR, que durante o processo liderou 15 oficinas voltadas à promoção do projeto. Os encontros reuniram participantes de 48 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), 20 operadores turísticos nacionais, 42 receptivos mineiros e sete especialistas em turismo verde, impactando cerca de 370 municípios de Minas Gerais.

A implantação do Plano Diretor do Turismo Verde pela Fecitur/IGR segue um modelo estruturado e colaborativo, começando a nível nacional e se desdobrando até os municípios. Nos últimos dois anos, as oficinas realizadas pela Fecitur/IGR nos municípios destacaram o papel crucial das Instâncias de Governança Regional (IGRs) na absorção e aplicação do plano.

Este processo faz parte do sistema nacional, onde as diretrizes são traduzidas em planos regionais e, posteriormente, adaptadas para o âmbito municipal. Com a publicação do plano nacional, os esforços foram intensificados para que, até março de 2025, as IGRs e prefeituras tenham atualizado e alinhado seus planos locais, garantindo que as diretrizes sustentáveis permeiem todas as esferas do turismo estadual.

De acordo com a presidente da Fecitur/IGR, Teresa Lemos, a Federação tem um papel crucial para que o plano seja realmente efetivado no estado. "A participação da Fecitur/IGR na execução do Plano Diretor do Turismo Verde é fundamental, pois ele só poderá ser efetivamente implementado com a adesão e o comprometimento de toda a cadeia produtiva do turismo, que está profundamente inserida nas Instâncias de Governança Regionais (IGRs). Juntos, trabalharemos para fortalecer o turismo em Minas Gerais, promovendo práticas sustentáveis que beneficiem nossas comunidades e preservem nosso rico patrimônio natural e cultural."

O papel das prefeituras, especialmente em municípios menores, é vital para a concretização das diretrizes do plano. Muitas dessas cidades, com populações abaixo de 21 mil habitantes, enfrentam desafios relacionados à infraestrutura e capacitação de mão de obra. Nesse contexto, a Fecitur/IGR atua como um facilitador, colaborando estreitamente com as prefeituras para implementar estratégias que melhorem a infraestrutura turística local, como serviço de fornecimento de água e saneamento básico . Ao preparar os municípios para receber visitantes, a Fecitur/IGR busca garantir que o aumento do fluxo turístico ocorra de forma sustentável, respeitando a cultura local e minimizando impactos sociais.

Com essa nova etapa, a Fecitur/IGR reafirma seu papel vital na promoção de um turismo responsável e na construção de um futuro sustentável para Minas Gerais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...