Pular para o conteúdo principal

SEU DITINHO É RECONHECIDO COMO MESTRE DE CULTURA POPULAR PELO GOVERNO DE MINAS

Capitão do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário foi premiado pelo Edital Raízes de Minas da Política Nacional Aldir Blanc

Benedito Luiz da Costa, carinhosamente conhecido como Seu Ditinho, capitão do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário de Poços de Caldas, acaba de receber um importante reconhecimento do Governo de Minas Gerais: foi agraciado com o título de Mestre de Cultura Popular, na categoria Reconhecimento de Trajetórias e Manifestações Culturais Tradicionais, pelo Edital Raízes de Minas, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

A premiação destaca a relevância de Seu Ditinho na preservação da tradicional Festa de São Benedito de Poços de Caldas e seu papel fundamental na manutenção e transmissão da cultura tradicional afro-mineira, especialmente no contexto das congadas – reconhecidas no último dia 17 de junho como Patrimônio Cultural do Brasil.

Natural de Botelhos (MG) e filho de pais rezadeiros, ele entrou para a congada de Poços de Caldas ainda jovem, graças a uma promessa feita por sua mãe: seu irmão dançaria congo por sete anos em agradecimento a uma graça alcançada pela intercessão de São Benedito. Com o tempo, mesmo após o cumprimento da promessa, toda a família manteve viva a tradição. Seu Ditinho seguiu os passos do irmão, tornando-se dançador, sanfoneiro e cantor no Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário, grupo do qual se tornou capitão – função que exerce há mais de 60 anos, com o apoio de filhos, netos e bisnetos.

Além de conduzir sua congada durante a Festa de São Benedito, Seu Ditinho participa de iniciativas para valorizar e difundir a cultura popular, marcando presença em rodas de conversa, eventos e produções audiovisuais, contribuindo ativamente para a perpetuação dos saberes e fazeres tradicionais.

A tradição das congadas em Poços de Caldas é símbolo de resistência e identidade, fortalecendo laços comunitários por meio de rituais, cantos, danças e devoção. A Festa de São Benedito – realizada pelo menos desde 1904 e recentemente premiada em 1º lugar em Minas Gerais na categoria Festejos Populares – é o ponto alto do calendário cultural: Ternos de Congos e Grupos de Caiapós se reúnem para homenagear o Santo Negro, reafirmando a importância das manifestações de matriz africana na história local.

A proposta premiada teve produção e gestão cultural de Juliano Silva e Chiara Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...