Pular para o conteúdo principal

BARES E RESTAURANTES PROJETAM ALTA NO FATURAMENTO DURANTE O FIM DE ANO


O setor de alimentação fora do lar tem boa expectativa para os últimos meses do ano. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 81% dos empreendedores acreditam que o faturamento será maior do que no mesmo período de 2024, impulsionado pelo pagamento do 13º salário, o aumento das confraternizações e o turismo nas festas de fim de ano.

Segundo o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o cenário de desemprego em baixa e maior renda disponível sustenta o otimismo do setor. “Setembro foi atípico, com fatores externos que afetaram o desempenho, mas, ainda assim, o otimismo permanece. Acreditamos que os próximos meses serão muito movimentados pelas confraternizações, turismo e pagamento do 13º salário, que tradicionalmente fortalecem o setor nesta época do ano”, afirmou.

Apesar das boas projeções, setembro foi um mês difícil para o setor, marcado pela alta da inflação e pelos efeitos da crise do metanol, que impactou a última semana do mês. O número de empresas com lucro caiu de 43% em agosto para 33% em setembro, enquanto o total de negócios em prejuízo subiu de 16% para 27%.

Os dados são reforçados pelo Índice Abrasel-Stone, que registrou uma queda de 4,9% no volume de vendas no mês.

Mesmo assim, o ambiente é de confiança. “O desemprego baixo e o aumento do consumo são boas notícias para o setor. Isso gera mais movimento, mas também aumenta a dificuldade em encontrar profissionais qualificados. Ainda assim, é uma situação positiva. Nós preferimos enfrentar o desafio de contratar a lidar com a falta de clientes”, avalia Solmucci.

Minas Gerais
No estado, 79% das empresas esperam aumentar as vendas no fim de ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, 8% esperam estabilidade, 8% projetam queda e 5% dos estabelecimentos não existiam em 2024. Além disso, 19% estimam aumentar o faturamento em até 5%; 21% estimam aumentar o faturamento entre 6% e 10%; 20% estimam aumentar o faturamento entre 11% e 20%; 9% estimam aumentar o faturamento entre 21% e 30% e 10% estimam aumentar o faturamento acima de 30%.

A pesquisa apontou ainda que 27% dos empresários pretendem contratar mais funcionários nos últimos meses do ano. Outros 63% vão manter o quadro de empregados e apenas 10% têm a intenção de demitir. Já em relação ao prejuízo, inflação e endividamento, 29% das empresas registraram prejuízo em setembro. Outras 37% ficaram em equilíbrio e 34% realizaram lucro. Além disso, 38% não conseguiram reajustar os preços do cardápio nos últimos 12 meses e 36% possuem pagamentos em atraso.

De acordo com a presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, os resultados mostram que, apesar de desafios como inflação e endividamento, os empresários estão confiantes e preparados para o fim de ano. “Os próximos meses são aguardados com muito otimismo para o aumento nas vendas com as festas de final de ano, as confraternizações e o aumento do poder de compra com o 13º salário”, ressaltou.

Sul de Minas
O presidente da Abrasel no Sul de Minas, SEHAV e ACIV, André Yuki, conta que na região não está sendo diferente. “Os empresários preveem aumento nas vendas e essa expectativa supera os resultados registrados em anos anteriores, evidenciando um processo de retomada após períodos de instabilidade. Entre os fatores que tradicionalmente impulsionam o segmento nesta época, destacam-se as confraternizações familiares e corporativas, o pagamento do 13º salário e o turismo regional”, explicou.

Ainda segundo André Yuki, apesar da boa expectativa de faturamento, a maioria dos empresários relatam dificuldades na contratação devido à falta de interessados ou à escassez de profissionais qualificados. “Para mitigar essa situação, muitos empresários estão investindo em premiações por desempenho, treinamentos, flexibilização de jornadas e reajustes salariais. Com o intuito de atrair clientes, estratégias como promoções em redes sociais e decorações temáticas tornaram-se fundamentais para aproveitar o período festivo. A Black Friday também se destaca como uma oportunidade estratégica para alavancar o consumo no setor”, enfatizou.

André Ostermayer, proprietário da Confraria Monte Verde, conta que Monte Verde, distrito de Camanducaia, é um destino que encanta pela natureza exuberante, o clima de montanha, o charme das pousadas e a gastronomia local. “Estamos nos preparando para receber esse ano 300 mil visitantes, um aumento significativo no movimento, especialmente nos bares e restaurantes, que estão se preparando para oferecer experiências únicas aos visitantes. O setor de alimentação fora do lar tem um papel essencial nesse ciclo turístico — somos parte da vivência de quem vem aproveitar o melhor da Serra da Mantiqueira”, afirmou o associado da Abrasel Sul de Minas.

Maira Ferreira, proprietária da Cecy Cozinha Afetiva de São Lourenço, ressalta que o Circuito das Águas vive um momento muito especial no fim de ano, onde as cidades se enchem de vida, turistas chegam em busca de descanso e boa comida, e isso reflete diretamente no setor. “A Floresta Iluminada no Parque das Águas se tornou um grande atrativo e vem transformando o Natal em uma época ainda mais movimentada, com impacto muito positivo para bares e restaurantes. Além disso, a conquista da água São Lourenço como a melhor água com gás natural do Brasil trouxe ainda mais visibilidade e orgulho para a região”, disse.

Ainda segundo Maira, no Cecy, todos se preparam com carinho para esse período, reforçando a equipe e criando experiências que conectam afeto, boa comida e hospitalidade. “O fim de ano é tempo de celebrar e também de ver o comércio e o turismo florescendo juntos. Mais do que vender, é tempo de acolher e encantar quem vem pra casinha”, concluiu.

Reforço nas equipes para atender à demanda
Com o aumento do movimento, 32% dos estabelecimentos pretendem ampliar o quadro de funcionários, principalmente para cargos operacionais. O principal motivo é o crescimento da demanda no fim de ano (78%), seguido da reorganização administrativa das empresas (28%) e da renovação das equipes (19%).

Entre as funções mais buscadas estão auxiliares de cozinha (70%), garçons (54%), atendentes e cumins (48%) e cozinheiros (42%). Essas posições refletem a necessidade de reforçar a linha de frente e as operações internas para acompanhar o aumento da clientela.

Dificuldades de contratação e estratégias de retenção
Apesar da intenção de contratar, 88% dos empresários relatam dificuldades no processo seletivo, principalmente pela falta de interessados nas vagas (32%) e pela escassez de profissionais qualificados (31%). Cargos que exigem especialização, como sushiman, churrasqueiro, chef de cozinha e gerente, estão entre os mais difíceis de preencher.

Para enfrentar o desafio, os empreendedores têm recorrido a ações para atrair e reter talentos: premiação por desempenho (41%), cursos e treinamentos (20%), flexibilização de horários (19%) e aumento de salários (19%).

Mais do que contratar, é preciso capacitar
O setor de alimentação fora do lar é historicamente um dos que mais oferece oportunidades para quem busca o primeiro emprego. Pesquisa da Abrasel mostra que 92% dos empresários contratam pessoas sem experiência anterior, a maioria jovens entre 18 e 24 anos.

Para Solmucci, o desafio não está apenas em contratar, mas também em desenvolver e gerir as equipes. “Além da dificuldade de contratar bem, há o desafio de administrar pessoas e garantir que elas se desenvolvam. Por meio do Conexão Abrasel, nossa plataforma gratuita, oferecemos cursos voltados à gestão e qualificação das equipes — dois pilares fundamentais para fortalecer a retenção e a capacitação dos funcionários”, concluiu.

*Com informações de Ana Luísa Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.