Pular para o conteúdo principal

MINISTRO ANUNCIA MAIS DE R$ 268 MILHÕES EM OBRAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO NO ENTORNO DE FURNAS


Na última quinta-feira (30/10), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou em Alfenas, um conjunto de obras no valor de R$ 268 milhões voltadas à recuperação ambiental e ao saneamento básico no Sul de Minas, beneficiando diretamente os municípios do entorno do Lago de Furnas, conhecido como o “Mar de Minas”.

As intervenções visam reduzir o despejo de esgoto na represa, melhorar o saneamento básico e recuperar nascentes e áreas degradadas, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável da região.

Em abril, o ministro já havia anunciado R$ 340 milhões em obras em mais de 50 municípios da região de Furnas. Ao todo, já foram anunciados R$608 milhões para o Sul de Minas.

Além de melhorar as condições de saúde da população local, os investimentos também visam ampliar a flexibilidade operativa do reservatório da usina de Furnas, preservando os usos múltiplos da represa.


Principais obras anunciadas
• Guapé – Construção de interceptores e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para eliminar o lançamento de efluentes no Lago de Furnas (R$ 19,8 milhões);

• Boa Esperança – Ampliação da ETE, que terá capacidade de tratamento quase triplicada, melhorando a qualidade da água que chega à represa (R$ 12,6 milhões);

• Cássia – Implantação de ETE e interceptores para tratar 100% do esgoto urbano atualmente lançado nos córregos que deságuam na Represa Mascarenhas de Moraes (R$ 20 milhões);

• Candeias – Construção de ETE e ampliação da rede coletora para atender o município e o distrito de Vieiras Bravos (R$ 36,7 milhões);

• Campo Belo – Sistema completo de esgotamento sanitário, beneficiando cerca de 52 mil habitantes (R$ 45 milhões);

• Fama – Implantação de sistema de esgoto e ações de revitalização de nascentes e áreas de preservação permanente (R$ 3,4 milhões);

• Aguanil – Construção de ETE e redes coletoras para eliminar o despejo de esgoto nos cursos d’água que chegam ao Lago de Furnas (R$ 25 milhões);

• Itamonte – Sistema de esgotamento sanitário com 56 km de redes e ETE de 30 L/s, beneficiando o Rio Verde e o Lago de Furnas (R$ 20 milhões);

• Campos Gerais – Revitalização do Córrego da Divisa, com obras de drenagem, contenção de margens e interceptores de esgoto (R$ 36,8 milhões);

• Ouro Fino – Implantação de ETE para melhorar a qualidade ambiental e hídrica da região (R$ 45 milhões).

Investimento sustentável e parceria com universidades
Os recursos são provenientes do Programa de Revitalização de Recursos Hídricos, criado após a desestatização da Eletrobras. Os projetos contemplam obras de coleta e tratamento de esgoto, instalação de interceptores e redes coletoras e ações de revitalização ambiental, com foco na melhoria da qualidade da água e no uso sustentável dos recursos hídricos.

Segundo o ministro Alexandre Silveira, o investimento representa o compromisso do Governo Federal com a sustentabilidade e o bem-estar da população mineira.

“Estamos falando de um investimento histórico, que vai levar mais qualidade de vida para os mineiros, garantindo a preservação dos nossos rios e reservatórios. Além de proteger o meio ambiente e a saúde pública, queremos impulsionar o ecoturismo, a piscicultura e outras atividades econômicas fundamentais no entorno das represas, especialmente em Furnas, o nosso ‘Mar de Minas’”, afirmou o ministro.

UNIFAL-MG receberá R$ 4,2 milhões para pesquisa e inovação ambiental
Entre os projetos contemplados, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) receberá aproximadamente R$ 4,2 milhões para a instalação de um Laboratório de Análises de Contaminantes Emergentes e para o desenvolvimento do projeto “Contaminantes emergentes na bacia hidrográfica de Furnas: avaliação quali e quantitativa, mapeamento e manejo de risco, divulgação à comunidade e educação ambiental”.

Do total, R$ 3,6 milhões serão destinados à compra de equipamentos e R$ 591 mil a ações de pesquisa e extensão. O projeto foi aprovado pelo Comitê Gestor da Conta do programa e será executado com recursos da Eletrobras, responsável pelas contratações e aquisições.

“Essa iniciativa combina tecnologia de ponta, pesquisa científica e educação ambiental, com foco no uso sustentável dos recursos hídricos e na preservação do ecossistema local”, destacou o ministro Alexandre Silveira.

Ciência a serviço do meio ambiente
Coordenado pelo professor Eduardo Figueiredo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, o projeto prevê a criação de um centro analítico avançado para detecção de substâncias que representam risco ao meio ambiente e à saúde pública, como agrotóxicos, antibióticos, metais pesados e resíduos de produtos de higiene e limpeza.

“O impacto desse projeto para a comunidade é enorme”, explica o professor Figueiredo. “Pela primeira vez, teremos na região um laboratório capaz de realizar análises detalhadas desses contaminantes na água da Represa de Furnas”, complementa.

De acordo com o pesquisador, sistemas tradicionais de tratamento não eliminam completamente tais substâncias. “Um projeto abrangente como este, envolvendo toda a bacia de Furnas, nunca foi executado antes por falta de infraestrutura. Agora, nossa capacidade analítica se equipara à dos grandes centros de pesquisa do país”, afirmou.

Além de fomentar a produção científica, o laboratório será um importante espaço de formação para alunos da graduação e pós-graduação, permitindo o desenvolvimento de estágios, pesquisas e prestação de serviços à comunidade.

Pesquisa, extensão e impacto regional
A pesquisa abrangerá o reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas, que se estende por 1.440 km² e impacta cerca de 50 municípios e 1 milhão de pessoas. O Braço Sapucaí será a principal área de estudo, com coleta de amostras de água e sedimentos a cada dois meses para análise de metais e compostos orgânicos.

O projeto também contempla ações de extensão universitária, com atividades de educação ambiental em escolas e comunidades, além de visitas a agricultores, piscicultores e empresas locais para identificar demandas e promover práticas sustentáveis.

“A proposta articula pesquisa, extensão e responsabilidade social, promovendo a troca de saberes e a construção de soluções participativas para os desafios ambientais da região”, destaca a professora Giovana de Fátima Lima Martins, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG.

A presidente do Circuito Lago de Furnas e secretária adjunta do CBH Furnas GD3, Thayse de Castro, reforçou o impacto positivo do investimento. “As ações realizadas pelo laboratório beneficiarão não apenas o Lago de Furnas, mas toda a Bacia do Rio Grande. É uma grande conquista para o turismo, o meio ambiente e a saúde da população”, afirmou.

Reconhecimento institucional
O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Francisco Xarão, destacou que o projeto representa a maior conquista da história da extensão da UNIFAL-MG. “Nunca antes nossa pró-reitoria havia captado um investimento desse porte. É uma vitória compartilhada entre ensino, pesquisa e extensão”, disse.

O reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, ressaltou que o projeto demonstra o papel estratégico das universidades públicas. “Mais de 90% da pesquisa no Brasil é realizada nas universidades públicas. Projetos como este tornam esse número concreto, pois transformam ciência em ação e resultados para a sociedade”, afirmou.

A equipe do projeto é composta pelos docentes Giovana de Fátima Lima Martins, Mariane Gonçalves Santos, Pedro Orival Luccas, Isarita Martins Sakakibara e Vanessa Bergamin Boralli Marques, sob a coordenação do professor Eduardo Costa de Figueiredo.

*Com Ana Luísa Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.