UFLA e FUNDECC implantam horta escolar e fortalecem educação ambiental na rede pública
A experiência tem despertado o interesse dos jovens pela sustentabilidade. Nicole Santos Galberto, de 15 anos, relata que passou a se interessar pelo cultivo após participar do projeto. William de Oliveira Silva, de 14 anos, afirma que a prática o reaproximou de vivências rurais e ampliou sua visão sobre meio ambiente e qualidade de vida.
Um dos diferenciais do projeto é o modelo de autossustentabilidade. A produção excedente é comercializada na Banca de Autoatendimento da UFLA, com recursos administrados pela FUNDECC e reinvestidos integralmente na manutenção das atividades. Esse formato garantiu a prorrogação do projeto por mais cinco anos e cria condições para possíveis expansões.
Segundo o professor Valter, iniciativas como essa podem fortalecer vínculos entre escolas, comunidades e universidade. Para ampliar o projeto, no entanto, é necessário que novas instituições assumam o manejo diário, que exige cuidado contínuo.
*Com Simone Paiva, da assessoria da FUNDECC/UFLA


.jpeg)

Comentários