Pular para o conteúdo principal

ALUNO DE ESPECIALIZAÇÃO DA UFLA VAI ESTUDAR SOFTWARES LIVRES NO PARANÁ

O analista de sistemas Adriano Lange, funcionário da Divisão de Informática da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 2004, inicia em março o seu mestrado em Informática na Universidade Federal do Paraná (UFPAR), onde vai dar continuidade às suas pesquisas sobre softwares livres, iniciadas na especialização, que está finalizando na Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O software livre faz parte de políticas do governo federal, que objetiva economizar em pagamentos de licenças de softwares proprietários. No caso do Paraná, o Estado é referência no País, daí o interesse de Lange em desenvolver sua pesquisa lá. Em dezembro de 2007, o governo estadual publicou a lei nº 15742, que estabelece a adoção preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos, em todos os órgãos e entidades da administração pública. Tal ação demonstra a preocupação com o futuro do bem público registrado e documentado até então em formatos que dependem da manutenção e desenvolvimento de empresas proprietárias e internacionais.


Software Livre é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição, porém garantindo os direitos autorais do programador ou da organização. Não deve ser confundido com software em domínio público, que acontece quando o autor renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...