sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

ALUNO DE ESPECIALIZAÇÃO DA UFLA VAI ESTUDAR SOFTWARES LIVRES NO PARANÁ

O analista de sistemas Adriano Lange, funcionário da Divisão de Informática da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 2004, inicia em março o seu mestrado em Informática na Universidade Federal do Paraná (UFPAR), onde vai dar continuidade às suas pesquisas sobre softwares livres, iniciadas na especialização, que está finalizando na Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O software livre faz parte de políticas do governo federal, que objetiva economizar em pagamentos de licenças de softwares proprietários. No caso do Paraná, o Estado é referência no País, daí o interesse de Lange em desenvolver sua pesquisa lá. Em dezembro de 2007, o governo estadual publicou a lei nº 15742, que estabelece a adoção preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos, em todos os órgãos e entidades da administração pública. Tal ação demonstra a preocupação com o futuro do bem público registrado e documentado até então em formatos que dependem da manutenção e desenvolvimento de empresas proprietárias e internacionais.


Software Livre é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição, porém garantindo os direitos autorais do programador ou da organização. Não deve ser confundido com software em domínio público, que acontece quando o autor renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.

Nenhum comentário: