quinta-feira, 12 de junho de 2008

A IMAGEM QUE ESCANDALIZA

Com o tempo seco e a estiagem, proliferam as queimadas. Esta é a época de maior registro de sinistros em matas vigens. E todo ano é a mesma coisa. As serras da Bocaina e de Ibituruna são as maiores vítimas na região.


Segundo dados do Corpo de Bombeiros, a maioria dos focos de incêndios tem origem em propriedades particulares, o que leva a crer que são criminosos. Em 2003, os incêndios provocados castigaram a Serra da Bocaina onde 50 hectares arderam em chamas e a de Ibituruna, onde o prejuízo foi maior. O fogo durou quatro dias e destruiu 200 mil metros quadrados de área de mata ciliar.


Em apenas alguns segundos, uma fagulha ou mesmo o calor do sol, deflagra um inferno. O incêndio florestal se propaga rapidamente, consumindo a vegetação seca e espessa e quase tudo o mais em seu caminho. O que um dia foi uma floresta, se torna um barril de pólvora virtual de combustível inexplorado. Em uma rajada aparentemente instantânea, o incêndio florestal alcança milhares de acres de terra adjacente, ameaçando as casas e vidas de muitos na vizinhança.

Nenhum comentário: