Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: TECNOLOGIA DO CAFEEIRO TAMBÉM É ALTERNATIVA PARA INDÚSTRIA DE SUCOS

Minas Gerais é o maior produtor de café do país com 800 mil hectares ocupados. Um terço dos produtores, com plantações maiores que 50 hectares, possuem recursos para adquirir novas tecnologias para processar o café "via úmida" com despolpamento do fruto, o que diminui as possibilidades de contaminação. Isto resulta em um café de boa qualidade.


Foi-se o tempo em que as pessoas achavam que todo café é igual. Três pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Carlos José Pimenta. Sara Maria Chalfoun e Marcelo Claúdio Pereira, desenvolveram uma tecnologia que utiliza um agente biológico que, associado aos frutos e grãos de café, atua como agente bioprotetor contra fungos que possuem ação danosa sobre a qualidade e a segurança do café.


A tecnologia permite otimizar o manejo das lavouras no sentido de preservar ou introduzir o agente protetor, permitindo que pelo menos um terço dos frutos presentes nos cafeeiros e que secam na planta antes da colheita não sejam comprometidos por esses fungos prejudiciais. O agente biológico evita a perda de qualidade e segurança desta parcela do café.


A tecnologia também garante a secagem mais eficiente do café e também pode ser utilizada na indústria de sucos, na clarificação do produto. A clarificação serve para estabelecer o teor final da polpa do suco, controlar a viscosidade da bebida, aumentando assim a qualidade final e a rentabilidade da produção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.