
Estima-se que o atraso seja superior a 30 dias em algumas regiões e que a incidência de chuvas nas últimas semanas tenha favorecido o início da florada em cafezais onde os frutos não foram colhidos totalmente, podendo prejudicar a safra de 2009/10.
As perdas são consideradas como certas para Francisco Miranda de Figueiredo Filho, presidente da Cocatrel, que atua em Três Pontas. O representante disse que o volume de café depositado na cooperativa é bem menor que nos anos anteriores, mas não soube precisar quanto. Ele revelou que a região já possui 30% da safra colhida. "Não é só em Três Pontas que temos problemas. Por onde passo os produtores dizem que a produção está ruim", afirmou.
A Conab estima que a região Sul e a Centro-Oeste do estado produzirão 12 milhões de sacas. A mesma situação é percebida no Cerrado mineiro, e em algumas regiões de São Paulo, onde a Cooxupé atua. Joaquim Goulart de Andrade, gerente de desenvolvimeto técnico da cooperativa, disse que o volume de café em agosto está 14% menor na comparação com 2006. A meta é que sejam recebidos 5 milhões de sacas até o final deste ano.
Comentários