sexta-feira, 22 de agosto de 2008

DO SUL DE MINAS A PEQUIM

Cada um dos atletas brasileiros que estão ou estiveram nos Jogos de Pequim têm uma história a contar. Muitas delas, curiosas, como é o caso do representante do mountain bike, o mineiro Rubens Donizete Valeriano, o “Rubinho”, de 29 anos, nascido em Monte Santo de Minas, no Sul de Minas. Ele já trabalhou em olaria e foi pedreiro, mas justamente por causa desses empregos tornou-se um biker de competição.


“A bicicleta foi minha companheira desde criança. Eu morava num sítio, com meus pais. Lá, a gente criava gado e galinha. Quando tinha uns 7 anos, arranjei uma bicicleta velha, que não tinha corrente e não saía de cima dela.” Depois disso, segundo ele, ganhou uma bicicleta com corrente. “No interior, a bicicleta é o meio de locomoção”, diz. Rubinho foi crescendo e arranjou emprego numa olaria.

Quando foi despedido, por causa da fiscalização, recebeu R$ 900, que usou para comprar sua primeira bicicleta de mountain bike. “Depois disso, arranjei um emprego de pedreiro, em Itamogi, a 12 quilômetros da mina casa. Eu ia e voltava, todo dia, na minha bike.”
A distância acabou servindo como condicionamento para as competições, que surgiram em 1996.


“A primeira prova foi em Mococa e terminei em quarto lugar. A partir daí, passei a procurar provas, incentivado por meus amigos.” Até 2000, Rubinho trabalhava para sustentar as competições. “Então vi que não dava mais para ser assim. Ou eu competia ou trabalhava. Sonhava em ser um atleta de mountain bike. O sonho virou objetivo. Consegui um patrocinador e os títulos começaram a surgir. Venci a Copa Ametur e fui tricampeão sul-mineiro. Com os resultados, surgiram novos patrocinadores.” (SuperEsportes)

Nenhum comentário: