Pular para o conteúdo principal

ENVIAR TORPEDO NO TRÂNSITO É TÃO PERIGOSO QUANTO DIRIGIR BÊBADO

Os motoristas ganharam mais um vilão da direção: o celular. Uma pesquisa mostrou que usar o celular no trânsito, para mandar torpedos ou falar (mesmo no viva-voz), é tão perigoso quanto dirigir bêbado.De acordo com a pesquisa, as reações dos condutores foram 35% mais lentas, quando dirigiam enquanto escreviam ou liam mensagens de texto pelo celular. Já as reações sob efeito do álcool ficam cerca de 21% mais morosas.

"Mesmo que o motorista dirija bem, perde a concentração para usar o celular. Mesmo que seja só para olhar quem ligou. Nesse momento, ele não está dirigindo, pois a sua atenção está em outra coisa. O certo seria parar para usar o telefone, mas, na prática, ninguém faz isso. Por isso, acontecem os acidentes", explica o piloto Rodrigo Marcheschi. Ele afirma que, no caso específico do torpedo, a distração é ainda maior, pois o motorista precisa tirar a mão do volante, olhar para o teclado, pensar no que vai digitar, e procurar as teclas que vai apertar.

O viva-voz é uma das ferramentas mais preocupantes, já que muitos motoristas acreditam que não há problema em usá-lo enquanto estão ao volante. Essa é a afirmação da presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego no Espírito Santo (Abramet-ES), Maria Cristina Carvalho. Ela afirma que os acidentes mais graves são causados por condutores que estavam falando ao celular, inclusive, no viva-voz. A distração causada é a mesma da embriaguez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.