Pular para o conteúdo principal

FALTA DE CRÉDITO PREJUDICA ADUBAÇÃO E TRATAMENTO DE CAFEZAIS

A adubação e o tratamento fitossanitário preventivo dos cafezais devem ser feitos nesta época do ano, mas o produtor está com dificuldades para contratar financiamento. "Falta crédito para custeio, mas isso não é privilégio do café, pois outras culturas enfrentam o mesmo tipo de problema", diz o gerente de Desenvolvimento Técnico, Joaquim Goulart, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

Segundo ele, apenas uma minoria de produtores capitalizados consegue antecipar as compras de insumos, como fertilizantes e agrotóxicos. "Os demais estão em compasso de espera, principalmente por causa da forte alta do preço do adubo".O gerente da Cooxupé disse que os recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para estocagem estão à disposição, "mas para custeio ainda não saiu". Goulart acrescenta que as condições de financiamento na cooperativa estão menos complicadas para defensivos, no tratamento preventivo de pragas e doenças, como, ferrugem, cigarra e bicho mineiro.

Ele observa que as floradas dos cafezais na região já ocorreram de modo definitivo, há cerca de 15 dias. Agora é preciso aguardar o desenvolvimento das lavouras, que precisam de chuvas regulares. "O clima está um relógio, com as chuvas chegando na hora certa", garante. A perspectiva é de boa produção nas lavouras novas e naquelas preparadas para produzir bem, renovadas por meio de podas. (Último Segundo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...