Uma Central de Negócios amplia as oportunidades de farmácias de manipulação no Sul de Minas em competirem com grandes indústrias e redes farmacêuticas. Com a ajuda do Sebrae-MG, os empresários reduzem gastos e já pensam na criação de produtos com marca própria. Entre as vantagens da Central de Negócios está a capacitação dos funcionários, a expansão da carteira de clientes e a criação de produtos personalizados. Periodicamente, os empresários se reúnem para discutir a legislação do setor e trocar experiências. De concorrentes, as farmácias de manipulação de Varginha e de 13 cidades da região se tornaram parceiras. Da união foi criada a Central de Negócios Farmasul. Em apenas dois anos, o grupo formado por 33 farmácias aumentou o poder de compra e conseguiu reduzir o custo de embalagens e matérias-primas em até 20%.Para evitar perdas de matérias-primas, devido ao prazo de validade, os participantes trocam produtos entre si. "Trabalhamos em conjunto desde cotação de preços até troca de informações sobre clientes. Somos pequenos, mas juntos somos mais fortes", explica o empresário Célio Faria, da empresa Botica Floral. A partir de 2009, a Farmasul irá comercializar produtos exclusivos com marca própria. Também será colocado em prática um plano de marketing para intensificar a divulgação dos produtos e serviços prestados pela Central de Negócios.
"Iremos padronizar os produtos e apresentá-los para médicos e clientes", conta Elisabeth Bomtempo, da Vitacorpus. O Sebrae-MG apoia o grupo desde 2007. Neste período um consultor orienta os empresários sobre gestão, empreendedorismo e cooperação, e ainda monitora os avanços do grupo. "Sozinho você é pequeno, mas em grupo acaba sendo representativo. Torna-se mais competitivo e profissional", diz o técnico do Sebrae-MG em Varginha, Juliano Cornélio. própria.
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