Pular para o conteúdo principal

DIREITO AO BENEFÍCIO DO 13o SALÁRIO DE PARLAMENTARES É DEFENDIDO POR LAFAYETTE

Deputado diz que o direito de prefeitos e parlamentares deve ser assegurado, pois, assim como promotores e desembargadores, eles são agentes públicos


por Isadora Sabino

Em Reunião Ordinária no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no último dia 16, o Deputado Lafayette Andrada discursou contra a suspensão do pagamento do 13º aos vereadores de Belo Horizonte, decidida numa votação da corte superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Extinguir os parlamentares estaduais e municipais da condição de trabalhadores, pelo fato de serem eleitos – agentes políticos -, "é uma violenta agressão ao princípio constitucional da isonomia, pois a Constituição ao assegurar o pagamento do 13º salário, não faz nenhuma distinção quanto à natureza desses trabalhadores", comentou Lafayette.

Segundo a alegação daqueles que eram contra ao pagamento do benefício, o adicional natalino não devia ser pago a agentes políticos que exercem mandato eletivo, considerando a inexistência do seu vínculo permanente e efetivo deles com o Poder Público. Mas, de acordo com o desembargador Duarte Paula, "os vereadores prestam serviços relevantes e não poderiam deixar de ter assegurados os direitos de agentes públicos, a exemplo de servidores do próprio Poder Judiciário e do Ministério Público".


Para o deputado Lafayette Andrada, "a tese ou ataque traduzido pelas ações propostas é, em verdade, uma agressão, um atentado contra ao princípio democrático da soberania popular", uma vez que pretende conferir à vontade soberana do povo menos valia que a vontade de um empregador qualquer. E, recente decisão do Supremo Tribunal Federal (20/12), segue a linha de pensamento do Deputado Lafayette Andrada, cassando a decisão do Tribunal de Justiça mineiro, garantindo 13º dos vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.