sábado, 27 de dezembro de 2008

INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO LEVA CULTURA A NAZARENO, CARRANCAS E CARMO DO RIO CLARO

No dia em que completou 55 anos de emancipação, na última sexta-feira, 12, a cidade de Nazareno ganhou um presente: a Indústria do Conhecimento, um centro multimídia que tem como proposta garantir a inclusão digital da população. Promovido pelo Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (SESI/MG) em parceira com o Governo Federal, através dos Ministérios da Educação, o programa é apoiado pelo Governo de Minas e pela Prefeitura de Nazareno que cedeu o terreno e será responsável por manter a unidade.


De acordo com informações do SESI, foram investidos R$120 mil na construção do prédio que irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Ministério da Educação doou os computadores que serão usados pela comunidade. O projeto foi lançado em 2006 a partir da constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência do acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet. Para estimular a leitura também em Nazareno, segundo Queila Melo, gerente de educação do SESI, além de garantir o acesso da população à web, o novo centro vai oferecer a consulta de livros, CDs e DVDs. "Treinamos os monitores que deverão programar visitas de escolas, horários de contação de história. A idéia é realmente garantir que as consultas possam ser fonte de conhecimento e informação aos participantes do programa", afirmou.

Além de Nazareno, também foram contempladas com o programa em Minas Gerais as cidades de Carmo do Rio Claro e Carrancas. Nessa semana, o programa seria implantado também nos municípios de Pavão e Extrema. "Em 2009, mais seis cidades devem ser agraciadas. São elas: Betim,Coronel Murta, Lagoa Dourada, Patins, Ribeirão das Neves, e Uberlândia", informou o superintendente do Departamento Regional do SESI em Minas Gerais, Raul Von Sperling.

Nenhum comentário: