segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

38o BPM DE ANDRELÂNDIA INCORPORA MAIS CINCO MUNICÍPIOS

O 38o Batalhão de Polícia Militar começou esse ano ainda maior. Desde a semana passada, o comando da PM em São João del Rei passou a responder por mais cinco cidades de Minas Gerais, ampliando em 50 homens o seu efetivo. Segundo o comandante do Batalhão, tenente-coronel Milton de Oliveira Costa, foram incorporados ao 38o BPM, a Cia de Andrelândia, que além da sede, é constituída pelos municípios de Arantina, Bom Jardim, Madre de Deus de Minas e São Vicente. A expectativa do comandante é que até o princípio de 2010 mais 100 militares passem a incorporar o efetivo do 38o BPM. "Com essa ampliação, passamos de 315 para 365 policiais em nosso efetivo. Além disso, o batalhão passa a contar com três companhias. A 189a Cia., em São João del Rei; a 190a Cia. de Tiradentes; e a 140a Cia. de Andrelândia", explicou o comandante.


Costa acredita que as características socioeconômicas e culturais de Andrelândia são parecidas com as de São João del Rei e talvez, por isso, essa Cia. tenha sido incorporada ao 38o BPM.
Criado em julho de 2005, a sede do batalhão em São João del Rei foi inaugurada em agosto de 2007. São 3,5 mil m² construídos em um lote de 5 mil m². Além do auditório e salas amplas, o prédio também possui sala de tiros, vestiários, ginásio poliesportivo coberto, estacionamento para as viaturas com bombas de combustível no local e consultórios para atendimentos odontológicos e médicos. A obra com a compra de equipamentos, na época, custou pouco mais de R$6,5 milhões.

Desde a sua criação, o Governo de Minas tem investido no aperfeiçoamento e ampliação de seu efetivo e na aquisição de equipamentos e veículos para o batalhão. Além de reduzir a criminalidade na região, o 38o Batalhão se destaca pela implementação de novas modalidades de patrulhamento como a destinada às propriedades da região rural e a especializada na proteção do patrimônio histórico e religioso de São João del Rei.

Nenhum comentário: