
Os coletivos transitam por uma canaleta, separada dos outros veículos, com duas faixas e sem passagem de nível. "É uma espécie de metrô com pneus", define Ramon Cesar. Segundo ele, uma equipe da BHTrans está acabando de concluir um termo de referência para, ainda neste mês, lançar o edital de contratação do projeto.
"Teremos ônibus de alta capacidade. Serão construídas estações de entrada e saída, com controle operacional e de informação", explica.De acordo com o diretor-presidente da BHTrans, os custos desse meio de transporte inovador serão conhecidos após a conclusão do projeto executivo, a ser contratado nos próximos meses. No entanto, Cesar afirma que esses custos serão bem mais baixos do que os de uma linha de metrô. A capacidade é intermediária entre o transporte coletivo tradicional e o de trilhos.
"Vamos aproveitar a obra de duplicação da Antônio Carlos e colocar as estações em cima da busway e construir as canaletas. No primeiro momento, vai ser ali, mas, no futuro, pode ser adaptada para outras avenidas ", explica Ramon Cesar.
"Um sistema de ponta online vai fornecer informações sobre as linhas de ônibus, duração do trajeto e intervalos entre as viagens para os operadores, gerenciadores e usuários do transporte coletivo da cidade. Batizado de City Bus, o modelo deverá ser implantado em curto prazo como um das medidas prioritárias da nova gestão. Segundo Ramon Cesar, o objetivo principal desse projeto é otimizar o serviço mais estratégico do órgão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário