
O primeiro lote de obras, cujos trabalhos de terraplenagem estão 50% concluídos, está a cargo das empresas Construtora Brasil e ARG. Os serviços neste lote são executados em 12,8 quilômetros, entre o Trevão de Curvelo e a cidade de Paraopeba. O Consórcio Ivaí, Cowan e Aterpa foi o vencedor da licitação para executar as obras no lote 2. Orçados em R$ 139 milhões, os serviços de duplicação neste trecho compreendem 35,2 quilômetros de extensão e incluem a construção de 3 pontes. As obras neste segmento podem ser acompanhadas entre as cidade de Paraopeba e Sete Lagoas, onde 214 funcionários estão mobilizados para a execução dos trabalhos. Com recursos na ordem de R$ 181 milhões, o Governo Federal investe, através do DNIT, nas obras de readequação da rodovia para facilitar o tráfego e o escoamento da produção agrícola, bem como o crescimento da economia operacional do Estado. De acordo com o projeto, está prevista a construção de uma nova rodovia, seguida da restauração da pista antiga. Em alguns pontos a nova pista se distancia 300 metros da pista existente. O trecho entre Sete Lagoas e o Trevão de Curvelo (Região Central) terá o número de pistas aumentado de dois para quatro. Todo o trecho de 48 quilômetros terá pista dupla, separada por canteiro central, além dos acostamentos.
Localizado em um trecho privilegiado de Minas Gerais, este segmento, em obras, atravessa a região industrial e o Pólo Siderúrgico do Estado. A duplicação da rodovia BR-040 está inclusa nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, lançado pelo Governo Federal em janeiro deste ano. Com a conclusão do empreendimento, o trafego será agilizado entre as regiões de Curvelo e a Grande Belo Horizonte, que hoje comporta um fluxo de 15 mil veículos/dia. De acordo com o projeto, as obras estão previstas para serem concluídas agora no segundo semestre de 2009.
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