quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

EMPREENDEDORISMO TRAZ CULTURA DE TRIGO PARA O SUL DE MINAS

No início de 2008 os produtores rurais da cidade de Madre de Deus de Minas, localizada a 233 quilômetros de Belo Horizonte e que tradicionalmente cultiva feijão e milho, introduziram na região a cultura do trigo, inédita até então. Os agricultores locais decidiram apostar na triticultura em virtude da boa cotação do cereal no mercado e das condições climáticas favoráveis da região, semelhantes as do norte do Paraná, um dos principais pólos produtores do País. A iniciativa foi dos produtores Shigeo Okada e Yoshitaka Nagayma, que decidiram investir no trigo, porém não tinham experiência na produção desta sensível cultura.


Como necessitavam de orientação técnica especializada, os produtores procuraram o proprietário da distribuidora de insumos agrícolas Espaço do Produtor, Raimundo Cordeiro, que trabalhou muitos anos com a cultura do trigo na região Sul do Brasil. Segundo Cordeiro, ele embarcou nessa idéia "porque Madre de Deus tinha tudo para que o cereal desse certo, só faltava os produtores acreditarem na cultura e foi o que aconteceu".Cordeiro indicou aos produtores o uso do programa Muito Mais Trigo da Bayer CropScience.


As soluções tecnológicas recomendadas levaram a uma colheita próxima de 56 sacas por hectare para o trigo de sequeiro e 95 sacas por hectare para o trigo irrigado, o que animou os produtores a aumentarem a área plantada. "Se conseguisse o retorno do dinheiro gasto já estaria bom, mas, quando fiz as contas, vi que havia obtido 35% de lucro por hectare. É tão bom quanto o milho. Devo chegar a 350 hectares na próxima safra", comenta Okada.

Nenhum comentário: