Pular para o conteúdo principal

POPULAÇÃO REAGE CONTRA NEPOTISMO EM SANTA CRUZ DE MINAS

A Casa Legislativa de Santa Cruz de Minas encerrou os trabalhos, no dia 30 de dezembro último, com uma reunião tumultuada. Isto porque, durante o encontro extraordinário dos edis, foi aprovado, por cinco votos a três, o Projeto de Lei 577, que abre brechas para que os políticos contratem parentes para cargos de primeiro e segundo escalão. As pessoas presentes no Plenário ficaram revoltadas e iniciaram uma discussão com os então vereadores. O vereador reeleito Alexandre Silva do Nascimento, o Xandelle (PT), que votou contra o projeto, recorrerá ao Ministério Público (MP), para que o parecer a favor do nepotismo seja anulado, “devido ao conteúdo contraditório e à forma arbitrária com que o presidente da Câmara agiu durante a reunião”, explicou.


Xandelle contou que José Maria de Jesus (DEM) não o deixou dar vistas ao projeto antes da votação, o que feriu o regimento interno. Além disso, o petista informou que os vereadores favoráveis ao nepotismo foram incoerentes, pois embasaram o projeto de acordo com a Súmula Vinculante número 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reforça que a nomeação de parentes viola a Constituição Federal. Segundo Xandelle, o plano consentido pelos vereadores Jacinto José das Neves (PSC), Reginaldo Gregório de Almeida (PSC), Ronaldo de Oliveira Coutinho (PDT), Edmilson Carvalho de Andrade (PDT) e Antônio Rogério de Sales (DEM) revoga a Lei 490, acatada em dezembro de 2007 e que vedava a prática de nepotismo em todos os órgãos do Poder Executivo e Legislativo, inclusive proibia a “contratação por tempo determinado ou nomeação de parentes até o terceiro grau (em linha reta, colateral ou por afinidade), do chefe do Executivo, vice-prefeito, secretários e vereadores do Município, para a ocupação de cargos com provimento em comissão, funções gratificadas e contratações temporárias sem o devido procedimento seletivo”, dizia a lei.


Uma manobra política permitiu que o Projeto 577 entrasse novamente em tramitação, depois de ser rejeitado no início de dezembro de 2008, por três votos a dois. “Os vereadores favoráveis, e que não haviam participado da primeira votação, fizeram um abaixo-assinado e entregaram ao presidente da Câmara, que retornou com a proposta para discussão”, declarou Xandelle. Ao contrário do que chegou a ser divulgado, assim como o petista, Wilson José Calsavara (PDT) e Sérgio Duarte Lopes (PSDB) fizeram oposição ao projeto. Bate-boca Durante a reunião da Câmara, os presentes reagiram de forma indignada contra os edis que foram partidários do nepotismo. “As pessoas começaram a atacar verbalmente os vereadores e a Polícia Militar teve que ser chamada para tentar acalmar os ânimos”, relatou Xandelle.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...