Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: PROCURADOR VAI SOBREVOAR O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA

A viagem deverá ser acompanhada de equipe técnica, de representantes do Instituto Chico Mendes, do secretário de Meio Ambiente do município de São Roque, André Picardi e do deputado Odair Cunha (PT). Esse é o resultado de uma reunião que aconteceu no dia 25 na Terceira Secretaria da Mesa Diretora da Câmara. A viagem ainda não tem data marcada para acontecer. Mas, a reunião foi importante para sensibilizar a procuradoria a respeito dos trabalhadores das mineradoras que estão desempregados. Essa foi a segunda vez em duas semanas que Odair Cunha se reúne com representantes da procuradoria para tentar solucionar o caso.


Estavam presentes os deputados Carlos Melles (DEM) e João Magalhães (PMDB), o assessor parlamentar da Procuradoria Geral da República, José Arantes, o Sub-procurador da República, Mário José Gisi, o Secretario de Meio Ambiente do município de São Roque (MG), André Picardi, os vereadores Ednei Vilela, Gaspar Narcísio e Antonio Batista. Devido a uma ação do Instituto Chico Mendes, desde 2001 as empresas que fazem garimpo na região trabalham com Termos de Ajuste de Condutas (TAC’s). Essas empresas querem agora renovar os Termos, mas, esbarram com o propósito do Instituto Chico Mendes de preservar o Parque. Nessa disputa, quase 5 mil famílias podem perder o emprego. A questão é saber se determinadas áreas do Parque Nacional da Serra da Canastra devem ser preservadas ou se as empresas têm direito de usufruir da terra. Odair Cunha, que é co-autor do Projeto de Lei 1517/2007 que demarca as Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) e as áreas que podem ser exploradas presidiu a reunião de hoje e afirmou mais uma vez seu firme propósito de resolver a questão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.