segunda-feira, 2 de março de 2009

PAM DE CAMPO BELO SERÁ CENTRO DE URGÊNCIA DA MICRORREGIÃO

O secretário municipal de Saúde de Campo Belo, José Aguiar Leitão, anunciou a inserção de Campo Belo, que é cidade pólo da microrregião, na rede de Centro de Urgência criada pelo Estado. O Centro de Urgência faz parte do Pro-Hosp, um programa do governo estadual que promove uma relação contratual entre o Estado e os hospitais públicos e privados sem fins lucrativos, que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo dos Centros de Urgência é possibilitar que a população tenha atendimento hospitalar de média ou alta complexidade com qualidade e resolutividade, o mais próximo de sua residência, evitando o mínimo de deslocamento do paciente de seu município para atendimentos nos grandes centros ou para Belo Horizonte.


Campo Belo, de acordo com o secretário municipal, foi uma das cidades pólo, escolhida para fazer parte da rede de Centro de Urgência do Estado, e receberá os recursos necessários para a construção de um novo Pronto Atendimento ou de sua ampliação, além de investimentos na parte funcional e contratações de mais profissionais. Os recursos são provenientes do tesouro do Estado e suas aplicações são direcionadas em percentuais, sendo 40% para melhoria da qualidade da assistência, com os investimentos na manutenção e ampliação da capacidade instalada (instalações físicas e equipamentos), e 50% livre de vinculação, podendo ser usados no aumento de qualquer uma das funções programáticas anteriores ou em custeio hospitalar. Os outros 10% devem ser aplicados na melhoria da gestão dos hospitais.

Na visão do secretário, a construção de um novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) em um local em que possa se expandir seria o ideal, pois, poderia futuramente, ser também um espaço para a implantação de um hospital regional, que é um dos objetivos do município.“Temos que construir um PAM novo em um local que possa expandir, pensando não nos próximos anos, mas sim, daqui uns 30 anos, porque a demanda tende aumentar muito futuramente. Atualmente, atendemos uma micro-área, mas o objetivo é atender mais cidades, essa é a função de uma cidade pólo, trazer para o município todos os tipos de internações, sendo ela de média ou alta complexidade”, declarou.

Nenhum comentário: