Pular para o conteúdo principal

ACERVO DO MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA PERCORRERÁ MINAS EM EXPOSIÇÃO ITINERANTE

O ex-prefeito de Barbacena, Martim Andrada, não precisou de mais do que dois meses para dar início à temporada de eventos culturais promovidos pelo Museu de Arte da Pampulha (MAP), em Belo Horizonte. Já no próximo dia 06 de junho, o novo diretor do MAP inaugura a mostra histórica Entre Salões 1969 -- 2000, através da qual será possível revisitar toda a história recente das artes plásticas em Minas e no Brasil. Serão expostas obras de 35 artistas de todo o país, que participaram do Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte entre o final da década de 60 e 2000. O Salão Nacional de Arte é realizado em Belo Horizonte desde meados da década de 30, mas somente a partir de 1969 ele firmou como um importante espaço de apresentação das principais vertentes da arte de vanguarda brasileira. Desde então, o Salão fomentou a criação das novas gerações, lançando e referendando artistas como Amílcar de Castro, Marcos Coelho Benjamin, Mario Zavalli, Antônio Poteiro, Manfredo de Souzanetto, Niura Bellavinha, Eder Santos e Franz Weissmann, que terão suas obras expostas nesta nova mostra do MAP.

Além de desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e obras audiovisuais, o público poderá conferir os catálogos das edições anteriores dos Salões, cartas, memoriais de montagem e documentos relacionados. Vídeos com depoimentos de curadores, funcionários do MAP e de artistas participantes dos Salões, tais com Marina Nazareth, Solange Pessoa, Mario Zavallli, Jarbas Juarez, Chico Magalhães e Maria do Carmo Freitas, também poderão ser vistos pelos visitantes. A curadoria da exposição será feita por Marconi Drummond e Márcio Sampaio. Segundo o diretor do MAP, Martim Andrada, ao expor este acervo, o Museu possibilita que as pessoas conheçam uma rica e importante coleção de arte contemporânea brasileira.


‘‘Além da mostra, também estamos preparando o lançamento de um livro sobre os 35 anos dos Salões Nacionais de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte, com patrocínio da Petrobrás, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, numa parceria do MAP e da Fundação Municipal de Cultura com a Associação de Amigos do Museu de Arte da Pampulha, que contará com ensaio histórico do crítico de arte Márcio Sampaio. Parcerias como estas serão fundamentais para que possamos devolver ao Complexo Turístico e Cultural da Pampulha o seu lugar de destaque na vida cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais’‘, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.