quinta-feira, 13 de agosto de 2009

LAFAYETTE VISITA OBRAS DA CIDADE ADMINISTRATIVA

Aécio Neves apresenta complexo administrativo que dará maior eficiência à gestão estadual e economizará R$ 80 milhões por ano, que serão destinados à saúde, educação e segurança


por Isadora Sabino

O deputado Lafayette Andrada (PSDB) participou, no último dia 6, da visita às obras da Cidade Administrativa Tancredo Neves - complexo de edificações que abrigará a sede do Governo de Minas e toda a administração direta do Estado -, onde o governador Aécio Neves (PSDB) apresentou o balanço das obras que estão sendo construído na região norte de Belo Horizonte.O Governador justificou as razões da mudança, como as melhorias na gestão e qualidade dos serviços para a população. A integração física de todo o Governo agilizará os processos dentro da administração, dando maior eficiência ao Estado. Aécio destacou que serão economizados a partir do ano que vem, 83 milhões por ano aos cofres do Estado, devido a economia de gastos com aluguéis, telefonia, transporte, manutenção dos prédios e demais custeios. Esses recursos poderão ser destinados à prestação de serviços diretos à população, como saúde, educação e segurança.

Durante a visita, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), Oswaldo Borges da Costa, ressaltou que 70% das obras já está concluída e paga, sendo 100% custeada pela Codemig e não com verba estadual. Participaram também da visita às obras do projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer, o vice-governador Antonio Anastasia, o prefeito da capital Márcio Lacerda (PSB) e secretários de Estado, dentre outras autoridades.As obras completaram 19 meses em julho, período em que as edificações que formam o complexo já foram concretadas e entram agora em fase de acabamento. A Cidade Administrativa é formada por dois edifícios de 15 andares, que abrigarão as atuais 18 secretarias e 25 órgãos públicos, e mais três prédios, onde serão instaladas a Sede do Governo, que terá o maior vão livre em concreto do mundo, com 147 metros de comprimento, um auditório com capacidade para 490 pessoas e um Centro de Convivência com restaurantes, lojas e agências bancárias, entre outros serviços destinados aos servidores.


Uma unidade de conservação e lagos artificiais também integrarão o complexo e serão abertos à população. Em amplo terreno de 804 mil metros quadrados, 265 mil metros serão de área construída. A Cidade Administrativa terá uma população permanente de 16 mil servidores estaduais e mais um público flutuante estimado em 4 mil pessoas. A nova sede administrativa do Governo de Minas será inaugurada em dezembro de 2009.

Nenhum comentário: