
O governador de São Paulo José Serra recebeu o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e o prefeito santista, João Paulo Tavares Papa, no Palácio dos Bandeirantes, na capital. O encontro tratou do andamento das obras do Museu Pelé, que está sendo construído em Santos. Com projeto estimado em R$ 20 milhões, o museu será instalado em um imóvel doado pelo Governo do Estado e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). "O museu está indo bem. Segundo o prefeito e o Pelé, 40% dos recursos já foram captados. Eu acredito que com a obra iniciando em janeiro, ela vai ser entregue em 2 anos", disse o governador José Serra na coletiva. Construído em 1865, o casarão que vai reunir todo o acervo do maior jogador de futebol de todos os tempos já foi sede da Câmara e da prefeitura de Santos. "Quero agradecer o Governo de São Paulo, que está nos ajudando muito, e fico feliz porque o povo brasileiro terá a vida do Pelé perpetuada em um museu", disse o ex-jogador na entrevista. O prefeito João Paulo Tavares Papa adiantou que o espaço ainda terá projeções de filmes e muitas imagens. "Também será um museu com vários investimentos em tecnologia, a exemplo do Museu da Língua Portuguesa", disse Papa.
Enquanto isso, o ministro do Turismo, Luiz Barreto anunciou em maio passado, em Três Corações, Terra do Rei Pelé, no Sul de Minas o apoio à implantação do Museu da Imagem e Som Casa Pelé e a reconstrução da residência onde nasceu o jogador, projetos decisivos para a inclusão da cidade no roteiro turístico da Copa do Mundo 2014. “Vamos fazer sim estes projetos, é importante para a memória do Brasil, memória dessa grande personalidade brasileira”, declarou o ministro ao receber a proposta da implantação da Casa Pelé e o projeto arquitetônico da primeira residência do Rei do futebol, das mãos do prefeito Faustinho Ximenes. Segundo o ministro, “a região precisa ser trabalhada para implementar o turismo regional e nada melhor do que o resgate da história de Pelé - esse grande embaixador do Brasil”. Disse ainda que “a Copa de 2014 é uma grande janela de oportunidades para o Brasil e que Pelé tem tudo a ver com a Copa e o futebol. A “Casa Pelé” é um grande produto turístico, a poucos quilômetros de distância das estâncias hidrominerais, no Circuito das Águas.
A idéia da criação do Museu da Imagem e Som “Casa Pelé” nasceu com então prefeito Odilon Rezende Andrade, que sancionou a Lei nº 1346, em 1977. Também foi dele a iniciativa da criação da Praça Pelé, inaugurada em 23 de setembro de 1971. O Museu da Imagem e Som Casa Pelé será implantado no prédio do antigo Fórum Municipal e atual sede da Casa da Cultura. Fica na Praça Coronel José Martins, 45, no Centro, em frente à Praça Pelé. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Três Corações, conforme decreto nº 1.888/2009, do dia 6 de abril de 2009, assinado pelo prefeito Faustinho. (enviado especial)
Comentários