quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CATADORES DE MATERIAIS RECICLAVÉIS DE LAVRAS PARTICIPAM DE FÓRUM

Encerrado no final da tarde desta terça-feira, 20, no Cat Sesi de Passos, o Fórum Estadual Lixo e Cidadania, do qual fazem parte 16 instituições, e reuniu durante dois dias catadores organizados de Passos, Guaxupé, Três Pontas, Varginha, Pouso Alegre, Lavras, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Cássia, Machado e Alfenas. A abertura aconteceu na noite de segunda-feira, 19, com a exibição de um vídeo que aborda a situação dos catadores e o movimento nacional, seguido de uma fala sobre a importância da organização dos catadores, pelo representante nacional de catadores, Gilberto Warley Chagas. Na manhã desta terça, 20, duas palestras foram realizadas. Eduardo Collares, professor da Fesp, falou sobre “Diagnóstico Regional de Reciclagem” e William falou sobre “Bolsa Regional de Material Reciclável”.


Houve, ainda, uma apresentação teatral de caráter didático a respeito do tema do fórum, apresentado por três atores da Associação de Catadores de Material Reciclável de Belo Horizonte, Asmare. Na parte da tarde foram formados grupos de discussão sobre a formação da rede de cooperativas e associações de catadores na Sul de Minas; organização de associações de catadores nas cidades; e a importância da organização nos planos regional, estadual e nacional. Com relação à formação de uma rede, o maior interesse dos catadores é na agregação de valor aos recicláveis, pois a produção de várias cidades, somada, poderá ser mais bem negociada com compradores. Já a respeito da formação de associações e cooperativas nas cidades da região, houve depoimento das diversas comitivas a respeito da situação em suas respectivas cidades: se possuem local, equipamentos, se estão legalmente constituídos, as carências etc.
O secretário de Assistência Social de Passos, Auro Maia, destacou a importância do evento regional ter acontecido em Passos “A realização desse tipo de evento fortalece o movimento dos catadores, ajuda na estruturação e o fortalecimento das associações, bem como a capacitação dos catadores” – afirmou. Segundo ele, durante todo o evento houve troca de experiências que vão se prolongar pelo estabelecimento de correspondência entre as diversas associações e cooperativas participantes. Ontem, quarta-feira, 21, às 9 horas, no Cat Sesi, foi realizada a reunião para reestruturação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, que reuniu representantes dos poderes públicos, entidades, empresas, Ministério Público e catadores.
Correio dos Lagos

Nenhum comentário: