Pular para o conteúdo principal

CATADORES DE MATERIAIS RECICLAVÉIS DE LAVRAS PARTICIPAM DE FÓRUM

Encerrado no final da tarde desta terça-feira, 20, no Cat Sesi de Passos, o Fórum Estadual Lixo e Cidadania, do qual fazem parte 16 instituições, e reuniu durante dois dias catadores organizados de Passos, Guaxupé, Três Pontas, Varginha, Pouso Alegre, Lavras, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Cássia, Machado e Alfenas. A abertura aconteceu na noite de segunda-feira, 19, com a exibição de um vídeo que aborda a situação dos catadores e o movimento nacional, seguido de uma fala sobre a importância da organização dos catadores, pelo representante nacional de catadores, Gilberto Warley Chagas. Na manhã desta terça, 20, duas palestras foram realizadas. Eduardo Collares, professor da Fesp, falou sobre “Diagnóstico Regional de Reciclagem” e William falou sobre “Bolsa Regional de Material Reciclável”.


Houve, ainda, uma apresentação teatral de caráter didático a respeito do tema do fórum, apresentado por três atores da Associação de Catadores de Material Reciclável de Belo Horizonte, Asmare. Na parte da tarde foram formados grupos de discussão sobre a formação da rede de cooperativas e associações de catadores na Sul de Minas; organização de associações de catadores nas cidades; e a importância da organização nos planos regional, estadual e nacional. Com relação à formação de uma rede, o maior interesse dos catadores é na agregação de valor aos recicláveis, pois a produção de várias cidades, somada, poderá ser mais bem negociada com compradores. Já a respeito da formação de associações e cooperativas nas cidades da região, houve depoimento das diversas comitivas a respeito da situação em suas respectivas cidades: se possuem local, equipamentos, se estão legalmente constituídos, as carências etc.
O secretário de Assistência Social de Passos, Auro Maia, destacou a importância do evento regional ter acontecido em Passos “A realização desse tipo de evento fortalece o movimento dos catadores, ajuda na estruturação e o fortalecimento das associações, bem como a capacitação dos catadores” – afirmou. Segundo ele, durante todo o evento houve troca de experiências que vão se prolongar pelo estabelecimento de correspondência entre as diversas associações e cooperativas participantes. Ontem, quarta-feira, 21, às 9 horas, no Cat Sesi, foi realizada a reunião para reestruturação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, que reuniu representantes dos poderes públicos, entidades, empresas, Ministério Público e catadores.
Correio dos Lagos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...