Pular para o conteúdo principal

TCE CONDECORA PERSONALIDADES


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) condecorou nesta quinta-feira, 18 personalidades brasileiras com o Colar do Mérito da Corte de Contas “Ministro José Maria de Alkmim”. Realizada no Auditório Vivaldi Moreira, a cerimônia contou com a presença de importantes autoridades. Da mesa de honra presidida pelo conselheiro Wanderley Ávila, Presidente do TCE, participaram o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, representando o governador Aécio Neves; o presidente da Assembléia Legislativa de MG, Alberto Pinto Coelho; o presidente do Tribunal de Justiça de MG, desembargador Sérgio Resende; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o procurador de Justiça Epaminondas Fulgêncio, representando o Procurador de Justiça do Estado de MG, Alceu José Torres Marques; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José Tarcizio de Almeida Melo; presidente do Tribunal de Contas do Estado de Tocantis, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, representando o presidente da Atricon; e a auditora-Geral do Estado, Maria Celeste Morais Guimarães.



Em seu pronunciamento, o presidente Wanderley Ávila, destacou que o Colar do Mérito distingue gestos e atitudes. "Essa condecoração, comenda máxima instituída por este Tribunal, em reconhecimento ao empenho, compromisso e valores éticos daqueles que contribuem para os interesses sociais e individuais, é expressão do nosso respeito para com homens que atuam efetivamente para a conquista de uma sociedade solidária e justa." Falando em nome dos homenageados, o presidente do TRE José Tarcizio de Almeida Melo salientou que o Colar do Mérito outorgado pelo TCEMG “é um gesto de reconhecimento que nos leva e incentiva a continuar no caminho certo”. O orador também destacou o enfoque pedagógico e didático que marca a atual administração do presidente Wanderley Ávila no Tribunal de Contas de Minas, observando que esse papel orientador das entidades jurisdicionadas é fundamental para a prevenção de irregularidades e para a boa aplicação dos recursos públicos. O Colar do Mérito, que homenageia o primeiro presidente do TCEMG, José Maria de Alkmim, é conferido anualmente a personalidades que prestaram relevantes serviços ao País, a Minas Gerais e ao Sistema Tribunais de Contas. Desde sua criação em 1995, a comenda já foi entregue a 135 personalidades.
Agraciados de 2009


Receberam o Colar do Mérito de 2009:
Deputado Braulio José Tanus Braz
Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Desembargador Caetano Levi Lopes
Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Deputado Carlos Pimenta
Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Desembargadora Cláudia Regina Guedes Maia
Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais
Juiz Décio de Carvalho Mitre
Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais
Doutor Décio Fulgêncio Alves da Cunha
Professor e advogado
Desembargadora Electra Maria de Almeida Benevides
Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Doutor José Francisco Milagres Primo
Advogado
Doutor José Henrique Lisboa Rosa
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Desembargador José Marcos Rodrigues Vieira
Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Desembargador José Nepomuceno da Silva
Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Desembargador do TJMG Tarcízio de Almeida Melo
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
Márcio Fagundes Oliveira
Jornalista
Márcio Lacerda
Prefeito Municipal de Belo Horizonte
Conselheiro Reinaldo Moura Ferreira
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe
Roberta Zampetti
Jornalista
Conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Tocantins
Conselheiro Walter José Rodrigues
Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.