quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

38° BATAHÃO DA POLICIA MILITAR DE SÃO JOÃO DEL REI REGISTRA REDUÇÃO DE CRIMES VIOLENTOS



Os crimes violentos contra o patrimônio público, em São João del-Rei e região, na área de atuação do 38º Batalhão de Polícia Militar foram os que apresentaram a maior queda, na comparação entre 2008 e 2009. Em balanço feito pelo comando local da PM, a redução é 82%.


Quando se analisa o quadro com a totalidade dos crimes violentos, como estupro, homicídio, roubo, assalto, sequestro, entre outros, a redução é de 11% e de 47% nos casos de tentativas de homicídio, comparando-se o ano de 2008 com 2009, em toda a região.

Em São João del-Rei, durante o ano passado, foram registradas 100 ocorrências relatando crimes violentos, apresentando queda de 17% em relação à 2008, que teve 120 casos. Em Santa Cruz de Minas, a diminuição foi de 11%, oito registros ano passado e nove em 2008.

O ponto negativo do balanço da PM é a incidência de homicídios consumados em São João, em 2009. Em 2008 foram registrados sete casos, contra nove, durante o ano passado, o que daria um aumento de cerca de 25%. Mas, segundo destaca a própria polícia, é preciso levar em conta que esses números estão bem abaixo do quadro registrado em 2005, quando ocorreram 28 homicídios na cidade.

Outra boa notícia é a reversão do quadro de violência que se vivia em Santa Cruz de Minas que chegou a ser apontada como uma das cidades mais violentas do país. No ano passado, não foi registrado nenhum homicídio na cidade vizinha.

A polícia também aumentou a sua presença nas ruas, com operações para coibir o tráfico de drogas. Como resultado disso, as ocorrências envolvendo tráfico de drogas apresentou aumento de 16% em São João e queda de 20% em Santa Cruz de Minas. Já as prisões relacionadas ao tráfico de entorpecentes subiram para 94 e oito, em SJDR e Santa Cruz, respectivamente. Em 2008, em São João foram 37 prisões e em Santa Cruz duas.

O comandante do 38º BPM, tenente coronel Milton de Oliveira Costa, garante que para o ano de 2010, a Polícia Militar já planeja ações que garantam a continuidade na queda dos números. “A gente trabalha com metas de redução, sempre buscando uma maior in¬teração com a comunidade. Este ano, haverá aumento nas opera¬ções realizadas pelos policiais e intensificação no combate ao porte ilegal de armas”, concluiu o comandante.

Nenhum comentário: