Jogo 'Deadly synergy' foi desenvolvido por uma equipe da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, no evento do ano passado
Uma grande produtora de games leva, em média dois anos para desenvolver um jogo. A partir desta sexta-feira, 29, até domingo, 31, estudantes de todo o mudo terão apenas dois dias para se organizar e criar um jogo de videogame na Global Game Jam. “O objetivo é unir pessoas ligadas ao desenvolvimento de jogos e dividi-las em grupos de trabalho para criar um game em 48 horas” conta Hamilton Lima, um dos organizadores do evento no Brasil. Não é uma competição, é um conceito de ‘jam’, de se juntar para desenvolver algo interessante”. A maratona de desenvolvimento de games ocorre simultaneamente em 140 cidades espalhadas por 39 países, incluindo o Brasil. Por aqui, o desafio acontece no Recife, em São Carlos, no interior de São Paulo, em Curitiba e em Varginha, no Sul de Minas.
O Global Game Jam , que está em sua segunda edição, apresenta um tema central e todos os participantes devem desenvolver um jogo baseado nele. Em 2010, o tema é “Decepção”. “Após a definição do tema, as pessoas são divididas em pequenos grupos para desenvolver alguns jogos”, explica Fábio Florêncio, organizador do evento no Recife. “Cada equipe precisa ter, no mínimo, um artista e um game designer” Os participantes ainda recebem sub-temas conforme o fuso horário em que se encontram. No caso do Brasil, ele foi “limas, mímicos e tempos”. “Além de trabalhar com o tema principal, a equipe precisa focar em pelo menos um dos sub-temas, que precisa aparecer no game”, diz Florêncio.
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