quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS DE ARAGUARI INICIA REVITALIZAÇÃO DO PRÉDIO DA PREFEITURA

Detentor da história da aviação em Araguari, o Aeroporto Santos Dumont é um dos principais patrimônios do município. No entanto, a última reforma no prédio aconteceu em 1996. Mais de uma década se passou, e as marcas causadas pelo tempo evidenciam a necessidade de reformar o patrimônio a fim de preservá-lo.

O prédio do Aeroporto Santos Dumont é um patrimônio público que necessita ser revitalizado

 Pensando nisso, a secretaria de Serviços Urbanos iniciou as atividades para a revitalização do prédio. “Nosso primeiro interesse é revitalizar não o Aeroporto, pois o prefeito tem interesse em mudá-lo, mas      sim, restaurar esse prédio de linhas arquitetônicas tão bonitas. Esse é o trabalho que faremos, tentaremos restabelecer isso,” disse o titular da pasta, Miguel Domingos de Oliveira. Nas obras para revitalização, a estrutura arquitetônica do local será mantida, e por isso, um pequeno depósito construído na época de funcionamento do bar, já foi demolido. Serão feitos reparos no forro, telhado, nova pintura, além de jardinagem e outras reformas de pequeno porte.

Atualmente, o Aeroporto recebe apenas pousos e decolagens de aviões particulares e militares, além de sediar eventos de aeromodelismo e pára-quedismo. Mas, antigamente, recebeu aviões de linhas comerciais de grande porte. “No passado tínhamos em Araguari linhas áreas da Vasp e Aerovias. Nosso aeroporto era concorrido, e um ponto muito importante no Triângulo Mineiro. Depois com a nova aviação, para essas companhias ficou anti-econômico pousar aqui. Então como nós tínhamos poucos passageiros, a procura por passagens era pequena, mesmo assim trouxemos a Passaredo, que chegou a funcionar. Porém, eram poucos a utilizar esse serviço e a empresa encerrou seus serviços aqui. A verdade é que o Aeroporto existiu e funcionou, e o prefeito Marcos Coelho quer mudá-lo para urbanização, mas enquanto isso não acontece, vamos restaurar o prédio,” reforçou o secretário.

Aproveitando a oportunidade, Miguel de Oliveira lembrou da importância de preservar o passado, pois o presente existe por causa do passado, e o de Araguari foi glorioso. “Para lembrá-lo, e valorizar aqueles que trabalharam pela cidade, pelo seu desenvolvimento. Para querer o progresso, é preciso que essa história permaneça presente na memória de todos os araguarinos,” finalizou.

Nenhum comentário: