Pular para o conteúdo principal

NOVA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO MPE

O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) prestigiou, dia 9 de fevereiro, o lançamento do edital de licitação para a contratação de empresa de consultoria que irá formular o planejamento estratégico do Ministério Público Estadual (MPE), a ser implementado pelo órgão a convite do procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques. Também esteve presente ao evento o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Alberto Pinto Coelho.  “A iniciativa é prova que o Ministério Público Estadual está caminhando para um novo modelo e que deve ser seguido, pois é sempre bem-vinda a atualização dos órgãos de Defesa. Além disso, hoje o MPE desempenha papel primordial. Em Minas Gerais, o dinamismo possibilitou resultados positivos na promoção da justiça e da cidadania”, pontuou Lafayette Andrada. Segundo o Procurador-geral de Justiça, a Instituição irá deixar o empirismo de lado para planejar de maneira profissional todos os processos. O MPE vai contratar uma empresa especializada para fazer o planejamento estratégico que norteará suas ações até, no mínimo, o ano de 2023.

"O Ministério Público, dentro do novo papel constitucional, outorgado em 1988, tem como objetivo transformar-se em uma instituição administrativamente vigorosa”, completa Alceu José Torres Marques. Na ocasião, foi divulgado o convênio, inédito no mundo, firmado com o Banco Mundial para a concessão de US$ 399,3 mil, destinados ao diagnóstico da atuação do MPE e otimização da sua atuação na área ambiental. De acordo com Alceu Torres, esse convênio abre as portas do Banco Mundial aos demais órgãos do Ministério Público brasileiro e de outros países, sobretudo da América Latina. “O MPMG é a única instituição dessa natureza, no mundo, que recebeu esse aval para investir na sua área administrativa”, comemora. Conforme o deputado, o convênio materializa, mais uma vez, o incessante esforço do MPE. “Isso demonstra total modernização e fortalecimento de uma Instituição tão séria, competente e imprescindível ao cidadão como é o Ministério Público Estadual”, ressalta Lafayette Andrada.

PARA NOGUEIRA, LEI DA FICHA LIMPA PODERIA VALER JÁ NESTE ANO
Para o deputado federal Duarte Nogueira  (PSDB), o projeto de iniciativa popular que institui a “ficha limpa” para candidatos nas eleições em todos os níveis poderia valer já no pleito deste ano. “A própria origem da matéria já diz qual o desejo da sociedade e a urgência para que as regras entrem em vigor”, disse o deputado, que foi um dos que subscreveram a proposta.  O projeto foi entregue ao Congresso em setembro, depois de ter recebido 1,3 milhões de assinaturas. Torna inelegível candidato condenado em primeira instância ou denunciado por crimes como uso de mão-de-obra escrava, estupro e improbidade administrativa (enriquecimento ilícito, superfaturamento, a lesão aos cofres públicos, “tráfico de influência“ e favorecimento ilícito). Na semana passada, os líderes partidários decidiram criar um grupo informal para sistematizar as propostas de emendas ao projeto de lei da ficha limpa. O grupo deverá apresentar uma proposta de redação final ao Colégio de Líderes, para que o projeto seja votado pelo plenário da Câmara até o fim de março. No entanto, o tema enfrenta resistência em alguns partidos e já se fala que as regras definidas no projeto só entrariam em vigor para as eleições de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.