A Câmara Municipal de Campo Belo, no Sul de Minas, por meio de seus representantes, aprovou no último 23, durante reunião extraordinária, um Projeto de Lei, enviado pelo Executivo, que autoriza a implantação do Programa Viva Vida, do Governo Estadual, em Campo Belo. A preposição foi aprovada por unanimidade. Com a aprovação do documento, o Executivo fica autorizado a implantar o Programa Viva Vida, criado pela Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil por meio de planejamento familiar, de atenção ao pré-natal, ao parto, ao recém nascido e à criança de até um ano de idade.
O Programa Viva Vida será mantido pelo Fundo Municipal de Saúde, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde, com repasses de verba mensais. O planejamento, a coordenação e a supervisão do Programa ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, sob a responsabilidade superior do Secretário Municipal de Saúde. O funcionamento do programa trará vários benefícios para a população campo-belense como: Implantação de diretrizes clínicas de atenção à saúde Materno-Infantil; Promoção do aleitamento materno; Melhoria da qualidade de informação sobre morte materno-infantil; estruturação e fortalecimento dos comitês de prevenção de mortes maternas e infantis.
Dentre as várias atividades a serem desenvolvidas pelo programa, está a prevenção, diagnósticos e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), prevenção, diagnósticos e acompanhamento dos portadores de HIV, atendimento à mulher vítima de violência sexual e várias outras. O Programa Viva Vida será implantado no atual Centro de Atenção à Saúde da Criança e da mulher. Como incentivo, o prédio receberá uma reforma em suas instalações e receberá novos equipamentos. A estrutura física do programa contará com salas de espera para pacientes e acompanhantes, salas de observação, consultório de ginecologia e obstetrícia com instalação sanitária, consultório para atendimento psicológico, salas de curativos e vários outros setores.
por José Luiz Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário