Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: ROTA DE BH PARA SÃO PAULO DA TRIP PODE TER ESCALA EM LAVRAS

Aeronave da Trip que poderá desembarcar no aeroporto de Lavras para voos regulares entre BH e SP

Em uma ação rápida, a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci (PSDB) deverá reunir-se ainda esta semana com a direção da Trip Linhas Aéreas, em Belo Horizonte para tratar da possibilidade de voos regulares na cidade. Após receber do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB) as obras de melhorias no Aeroporto Regional, Lavras pode sonhar agora com a operação de linhas aéreas. O mais provável é a interligação do município com as cidades de São Paulo e Belo Horizonte, por meio da Linha da Trip que faz esta rota, podendo realizar a escala em Lavras. Este voo segue do Aeroporto da Pampulha-Carlos Drummond de Andrade e desembarca em Garulhos. A Trip começou a operar em setembro de 1998 com dois aviões Embraer 120 Brasília. A primeira aeronave ATR foi introduzida em 1999. Atualmente liga 32 cidades de dez Estados brasileiros, com maior concentração da malha na região centro-oeste e norte do Brasil. A Trip operava apenas com aviões ATR turbo-hélice e agora passou a operar também com os modernos jatos EMB-175 que são idênticos aos aviões utilizado pela Azul mas com um capacidade de 86 passageiros.

Ano passado o governador Aécio Neves chegou a negociar voos da Trip para Poços de Caldas, dando inclusive incentivos no ICMS. A companhia também que operar em Varginha, mas alguns empecilhos e burocracia travam a realização deste benefício para o Sul de Minas. Com o prestígio que a prefeita Jussara Menicucci possui junto ao governador ela, com o apoio da comunidade lavrense, certamente conseguirá concretizar este sonho.

Elo regional
Do Aeroporto da Pampulha saem diariamente cerca de 40 vôos com destino a cidades do interior de Minas, fazendo dele um importante elo entre as regiões do Estado. A aviação regional cresceu 60% desde a transferência dos vôos para Confins, segundo dados da Infraero. Em 2007, o Aeroporto da Pampulha recebeu 759,8 mil passageiros. A transferência dos vôos foi determinada em 13 de março de 2005, pela portaria nº 1891/DGAC do Departamento de Aviação Civil (DAC), com apoio da Infraero, do Governo do Estado de Minas Gerais e da prefeitura municipal. Desde então, investimentos importantes têm sido feitos pelo Estado e empresas privadas, na aviação regional. Trip Linhas Aéreas, Air Minas e Ocean Air são as empresas que operam na Pampulha, atualmente.

Em maio do ano passado, a Trip assinou protocolo de intenções que garante novos investimentos e ações da empresa em Minas Gerais. O protocolo dá continuidade aos entendimentos mantidos entre a companhia aérea Total e o Governo de Minas, em 2007, pouco antes de empresa ter sido incorporada pela Trip. O protocolo de intenções prevê a transferência do centro de manutenção de aeronaves da Trip para Minas Gerais e a realização de estudos para investimentos de R$ 40 milhões na implantação de um centro de treinamento de aeronaves ATR em Minas, com a criação de 150 postos de trabalho. A Trip Linhas Aéreas é hoje a maior empresa de aviação regional no Brasil. Com a incorporação da Total, no ano passado, a nova Trip passou a atender 10 em Minas Gerais: Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Araxá, São João del-Rei, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.

Comentários

Esta na hora do aeroporto da Pampulha voltar a abrir para ligações nacionais, é inadmissível Minas Gerais ficar restrito só a Confins, e deve levar como exemplo Congonhas/Guarulhos(SP) e Santos Dumont/Galeão(RJ)

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.