Pular para o conteúdo principal

EXEMPLOS DA COPA DO MUNDO

Estamos a poucos dias de um evento mundial que tem um lugar especial no imaginário brasileiro: a Copa do Mundo. Mesmo o brasileiro que não torce pra time nenhum sabe onde estava e o que fez durante a copa que passou... Muito mais do que outros povos que não cultuam tanto o futebol como nós, sabemos contra quem “jogamos”, se ganhamos ou perdemos, porque, pelo menos na hora dos jogos, o sentimento de patriotismo e igualdade nos irmana. Somos a nação verde e amarela. Um certo receio me invade nessas horas, ao lembrar o quanto o discurso da “pátria de chuteiras” serviu, há décadas atrás, a uma ideologia repressora que buscava muito mais a alienação política do povo do que a confraternização através do esporte.


Hoje, com uma democracia mais consolidada, temos a certeza de que ganhar a Copa não é a solução para todos os problemas nacionais. Porém, temos ciência de que esta é uma oportunidade inigualável de vivenciarmos valores não tão comuns no dia a dia: Elevação da autoestima, sentimento de pertença à nossa nação, superação de limites, valor do trabalho de equipe, envolvimento com uma causa comum, análise crítica de comportamentos e estratégias, busca de resultados, confraternização com os vizinhos... Todos esses valores, que fazem da Copa do Mundo um evento especial, a meu ver, podem ser trazidos para a vida comum. O brasileiro precisa acreditar em seu valor, não apenas no futebol, mas na vida de cada dia. Precisamos formar, em nossa rua ou no trabalho, a equipe que vai correr atrás de metas e buscar resultados: o direito à saúde de qualidade, à moradia digna, à alimentação... Precisamos nos envolver mais e mais a cada dia, vestindo a camisa do bem comum. Precisamos ser parte de algo maior, e não apenas de quatro em quatro anos.

Acredito que, com o envolvimento de cada um, possamos deixar de lado o individualismo conformista que nos faz subestimar o nosso valor enquanto povo e esperar soluções mágicas para nossos problemas coletivos. O governo do nosso País já conseguiu várias vitórias sociais nos últimos anos. Ao nos comprometermos individualmente com valores como a ética, a excelência, a transparência, a sustentabilidade, teremos 192 milhões de guerreiros comprometidos com um Brasil melhor... e que venham os adversários, desta copa ou das próximas!
* Ulysses Gomes, ex-vereador em Itajubá e graduado e pós-graduando em Administração Pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.