Há alguns dias, a rádio Tropical divulgou uma reportagem sobre a demora da liberação do corpo de Waldir Teodoro Rezende pelo Instituto Médico Legal de Três Corações, no Sul de Minas. A família de Waldir reclamava da angústia pela espera do corpo já que o rapaz morreu por volta das 17 horas da noite, mas teve seu corpo liberado apenas na manhã do dia seguinte. Ele havia sido atropelado e teve traumatismo craniano, sendo conduzido ao IML após esse horário, porém o IML não funciona depois das 18 horas e o corpo não foi liberado para a funerária.
Por causa da polêmica a equipe de reportagem do portal Três Corações, procurou o prefeito Fausto Ximenes (PSDB), que comentou sobre a reforma que está sendo feita no IML. Há reclamações que o IML de Três Corações não tem condições de funcionamento, não existe o resfriamento necessário, não há iluminação para fazer o serviço a noite e não há macas suficientes para os corpos que às vezes ficam no chão. Segundo Fausto Ximenes, na verdade a responsabilidade da reforma do Instituto Médico Legal é do estado,porém o IML de Três Corações está funcionando em condições precárias na Fhemig. “Estamos reformando o antigo necrotério perto do cemitério e iremos desativar o IML da Fhemig. A reforma ficará pronta em poucos dias e melhorará a qualidadedo serviço, porque atualmente o serviço de autopsia lá na Fhiemig deixava a desejar. Iremos por macas e uma mesa para colocar os corpos”, diz.
Na época da polêmica do caso da liberação do corpo de Waldir a equipe de reportagem do Portal da Cidade procurou a funerária que pegou o corpo do rapaz. De acordo com o presidente do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo e responsável pela funerária, Carlos Donizzeti Barros, quando a família procura o serviço é feito um cadastramento de dados para o registro de óbito em cartório e esse cadastro é levado ao hospital onde é feita a declaração de óbito e o laudo médico. Após isso o corpo vai para o IML. “Na hora que a funerária levou o documento por volta das 17 horas da tarde, o corpo estava dentro do rabecão e seria levado ao IML. A funerária só pode pegar o corpo após a autopsia, mas como o IML só trabalha até as 18 horas eles não conseguiram liberar o corpo no mesmo dia”, conta.
do portal Três Corações
Nenhum comentário:
Postar um comentário