sábado, 18 de setembro de 2010

MENINO TRICORDIANO É VÍTIMA DA MENINGOCOCCEMIA

O garoto João Emanuel Ferreira Martins de três anos foi vítima de doença Meningococcemia e foi enterrado nesta quarta-feira, dia 17, em Três Corações, no Sul de Minas. Ele deu entrada no Hospital São Sebastião por volta das 04 horas da manhã do dia 16 e faleceu cerca de 18 horas depois por volta das 20 horas da noite. O médico diarista da UTI neo natal e pneumologista Leonardo Morato foi quem acompanhou o caso de João Emanuel. Segundo o Leonardo Morato a meningococcemia é uma doença transmitida pela bactéria meningocócica e que pessoas que são portadoras da bactéria, mas que não as manifestam. “Existem pessoas portadoras sãs, que tem a bactéria e não manifestam a doença.

No caso do menino, logo que ele chegou já identificamos a bactéria da meningococcemia e ele teve 12 a 18 horas da manifestação da doença até o falecimento. É uma doença grave são poucas as chances de sobreviver, se leva a morte deixa seqüelas como problemas neurológicos, choques e necroses em partes do corpo”, diz. O médico Leonardo Morato explicou que em casos de meningite ou meningococcemia é feita uma profilaxia (medida preventiva) com as pessoas que tiveram contato próximo para evitar risco de contaminação. “Essa bactéria é transmitida pelo ar, portanto as pessoas que tiveram contato íntimo com o doente, parentes e profissionais do hospital, são procuradas pela vigilância sanitária que faz a profilaxia através de antibióticos que evitam o risco de espalhar a bactéria. Não há risco de surto, é um caso isolado, se fosse um caso de epidemia haveria uma medida mais ampla, a vacinação”, conta.

O médico também fala sobre os sintomas e dá dicas de prevenção de doenças como a meningite. “A meningococcemia não tem sintomas próprios, primeiramente começa com a febre alta, vômitos e as vezes uma diarréia, sintomas parecidos com alguma virose. Nesse tempo seco as doenças alérgicas e as viroses podem se espalhar. Então devemos evitar passar as vassouras em casa, passar o pano molhado, evitar locais de aglomeração, deixar janelas abertas, principalmente se tiver crianças em casa. Não existe medida preventiva para evitar a doença. O importante é não ter o contato com o doente e tomar as medidas preventivas, os medicamentos”, comenta.
do portal Três Corações Net

Nenhum comentário: