Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO VAI APURAR IRREGULARIDADES NOS PRESÍDIOS DE PASSOS E POÇOS DE CALDAS

Coação ilegal, ameaças, abuso de autoridade, desvio de função de soldados e cabos, assédio moral, trabalho degradante e humilhante e afronta ao princípio da dignidade humana. Essas são algumas das denúncias que pesam contra a 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Especializada (BPE - Canil), em Belo Horizonte, e que motivaram o deputado Sargento Rodrigues (PDT) a requerer a audiência pública no âmbito da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O requerimento foi aprovado na tarde desta terça-feira (9/11/10), em reunião da comissão, que aprovou ainda outros dois requerimentos de autoria do mesmo parlamentar, solicitando também a apuração de denúncias de irregularidades nos presídios de Passos e Poços de Caldas (Região Sul do Estado). No caso de Passos, as denúncias também se referem a desvio de função, irregularidades na folha de ponto, trabalho de detentos sem autorização judicial, além de regalias de agentes penitenciários e detentos na administração do presídio. No que se refere ao presídio de Poços de Caldas, o requerimento pede apuração de "supostas condutas delituosas cometidas durante a gestão de Samoel Rodrigues Sousa, inclusive pelo próprio diretor e outros funcionários". Entre essas denúncias, constam corrupção, porte ilegal de armas, assédio sexual e crimes contra a administração pública (peculato e prevaricação).

Convocação
 Com o objetivo de apurar as denúncias contra a 4ª Companhia do BPE, o deputado Sargento Rodrigues solicita que sejam convocados a comparecer à audiência pública a ser marcada pela comissão o comandante do batalhão, tenente-coronel Antônio de Carvalho Pereira, o comandante da 4ª Companhia, capitão Sinério, e a capitã Denise Nogueira Jones. Além disso, convida a comparecer as seguintes autoridades: o corregedor da Polícia Militar, coronel Hebert Fernandes Souto Silva, o procurador geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques e representantes da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Bombeiro Militar.

Para esclarecer as supostas irregularidades no presídio de Poços de Caldas, o deputado requer a convocação à audiência pública do ex-diretor geral do presídio local, Samoel Rodrigues Sousa, e de seu ex-diretor adjunto, Rodrigo Donizeti Teodoro. Também convida a comparecer o subsecretário de Administração Penitenciária, Genilson Ribeiro Zeferino; o delegado da Polícia Civil de Poços de Caldas, Carlos Eduardo Galhardi di Tommaso; o representante do Ministério Público do Estado, Joaquim José Miranda Júnior; o diretor geral do presídio de Andradas, Joel Cardoso; e o diretor geral do presídio de Varginha, Leonardo Brocaneli Fagundes.

Para a terceira audiência pública, destinada a apurar denúncias no presídio de Passos, serão convocados os diretores Leandro Francisco Pereira e José Vicente de Souza e convidados o secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato de Campos Filho; o promotor de Justiça, Joaquim Miranda; e o procurador, André Estêvão Ubaldino.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...