Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO VAI APURAR IRREGULARIDADES NOS PRESÍDIOS DE PASSOS E POÇOS DE CALDAS

Coação ilegal, ameaças, abuso de autoridade, desvio de função de soldados e cabos, assédio moral, trabalho degradante e humilhante e afronta ao princípio da dignidade humana. Essas são algumas das denúncias que pesam contra a 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Especializada (BPE - Canil), em Belo Horizonte, e que motivaram o deputado Sargento Rodrigues (PDT) a requerer a audiência pública no âmbito da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O requerimento foi aprovado na tarde desta terça-feira (9/11/10), em reunião da comissão, que aprovou ainda outros dois requerimentos de autoria do mesmo parlamentar, solicitando também a apuração de denúncias de irregularidades nos presídios de Passos e Poços de Caldas (Região Sul do Estado). No caso de Passos, as denúncias também se referem a desvio de função, irregularidades na folha de ponto, trabalho de detentos sem autorização judicial, além de regalias de agentes penitenciários e detentos na administração do presídio. No que se refere ao presídio de Poços de Caldas, o requerimento pede apuração de "supostas condutas delituosas cometidas durante a gestão de Samoel Rodrigues Sousa, inclusive pelo próprio diretor e outros funcionários". Entre essas denúncias, constam corrupção, porte ilegal de armas, assédio sexual e crimes contra a administração pública (peculato e prevaricação).

Convocação
 Com o objetivo de apurar as denúncias contra a 4ª Companhia do BPE, o deputado Sargento Rodrigues solicita que sejam convocados a comparecer à audiência pública a ser marcada pela comissão o comandante do batalhão, tenente-coronel Antônio de Carvalho Pereira, o comandante da 4ª Companhia, capitão Sinério, e a capitã Denise Nogueira Jones. Além disso, convida a comparecer as seguintes autoridades: o corregedor da Polícia Militar, coronel Hebert Fernandes Souto Silva, o procurador geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques e representantes da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Bombeiro Militar.

Para esclarecer as supostas irregularidades no presídio de Poços de Caldas, o deputado requer a convocação à audiência pública do ex-diretor geral do presídio local, Samoel Rodrigues Sousa, e de seu ex-diretor adjunto, Rodrigo Donizeti Teodoro. Também convida a comparecer o subsecretário de Administração Penitenciária, Genilson Ribeiro Zeferino; o delegado da Polícia Civil de Poços de Caldas, Carlos Eduardo Galhardi di Tommaso; o representante do Ministério Público do Estado, Joaquim José Miranda Júnior; o diretor geral do presídio de Andradas, Joel Cardoso; e o diretor geral do presídio de Varginha, Leonardo Brocaneli Fagundes.

Para a terceira audiência pública, destinada a apurar denúncias no presídio de Passos, serão convocados os diretores Leandro Francisco Pereira e José Vicente de Souza e convidados o secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato de Campos Filho; o promotor de Justiça, Joaquim Miranda; e o procurador, André Estêvão Ubaldino.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...