quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ESTE ANO FORAM NOTIFICADOS 7 CASOS DE DENGUE EM LAVRAS

Acumular objetos que possam favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, agora é crime. De acordo com a lei sancionada pelo governador Antonio Anastasia, qualquer pessoa que desenvolver alguma atividade considerada de risco ao surgimento da doença poderá ser responsabilizada. A medida vale para todos os municípios mineiros. A lei, foi anunciada um dia após o Ministério da Saúde incluir Minas Gerias na lista dos 16 Estados brasileiros com alto risco de surto de dengue.

A punição para quem guardar latas, pneus, garrafas ou objetos que possam acumular água vai variar conforme o potencial de propagação da doença. Donos de imóveis que permitirem a existência de focos do mosquito transmissor estarão sujeitos a penas educativas e multas. Os valores ainda não foram fixados. Em estabelecimentos comerciais, se constatado risco iminente para a saúde pública, poderá haver interdição para cumprimento de recomendações sanitárias, suspensão por 30 dias ou até cassação da autorização de funcionamento.

Para Vanessa Abrahão, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Lavras, no Sul de Minas, a lei já sancionada é uma maravilha. “Um incentivo para a conscientização”. Segundo Vanessa, a grande maioria dos casos de larvas é encontrada nas residências. “Com a estiagem os casos de dengue podem aparecer. Mandamos um oficio para a coordenação dos PSFs, buscamos ajuda dos agentes de saúde para que juntos possamos combater a dengue, já que os agentes de saúde têm um contato mais direto com os moradores”, comenta responsável pela Vigilância Epidemiológica. Desde o inicio de 2011 até o momento, 7 casos foram notificados em Lavras. Todos aguardam resultados. Combater a dengue é uma obrigação de todos.
da assessoria

Nenhum comentário: