Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: UMA TERCEIRA VIA PARA A DISPUTA PELA PREFEITURA DE LAVRAS

Vice-governador Alberto Pinto Coelho quer fortalecer o partido fazendo o maior número de prefeitos em Minas. Jânio Bragança saiu fortalecido da última eleição e pode ser a terceira via
Desconhecido. Eleito governador de Minas Gerais com 63% dos votos, o tucano Antonio Anastasia passou a campanha sendo chamado de “a Dilma de Aécio”. Mostrou-se no decorrer do pleito com uma enorme habilidade para costuras políticas. Mesmo consciente de que sua participação nas questões nacionais do partido ainda se dá a reboque de Aécio, ele não se furta a opinar. Anastasia foi eleito em uma ampla coligação de partidos, o que nas próximas eleições municipais de 2012 fará com que ele passe por um novo teste.

Dois grupos
Lavras, no Sul de Minas, com seus mais de 90 mil habitantes é um exemplo. A disputa pela Prefeitura da cidade pelo período de 2013 a 2016 poderá exigir do governador a mesma habilidade que teve para a sua eleição, sobretudo para não deixar de lado aliados importantes. De uma lado a eminente candidatura do vereador Marcos Cherem (PSL). O médico é irmão do deputado estadual Fábio Cherem (PSL), eleito pela primeira vez e na ampla coligação de Anastasia. Do outro, a prefeitura Jussara Menicucci, de família tradicional na política de Lavras, conta com prestígio junto do ex-governador e senador eleito Aécio Neves (PSDB) e do atual Antonio Anastasia. Se agradar a um determinado grupo, Anastasia pode desencadear o desconforto de outro, pois ambos, agora, são aliados. Especulam que os seus prováveis vices poderiam ser Marcos Possato, Denilson Teixeira ou Caio Márcio Goulart.

Do lado da prefeita Jussara Menicucci (PSDB), muitos nomes são cogitados, como o ex-prefeito Cassimiro da Silva (PR), Eduardo Marani (PMDB) e o reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Antônio Nazareno Guimarães Mendes. Quanto a Ufla é preciso ressaltar que Antônio Nazareno terá ainda em 2012 que fazer o seu sucessor na universidade, eleição esta que deverá acontecer pouco antes do pleito municipal. O pró-reitor de Planejamento e Gestão, José Roberto Scolforo era cotado como o sucessor natural, mas o nome da pró-reitora de Pesquisa, Édila Vilela de Resende Von Pinho (em ascensão na universidade) vem sendo cogitado como a indicada.

Uma terceira via
Correndo por fora, como provável terceira via e que também entraria na disputa dentro da base aliada do governador, está o engenheiro Jânio de Bragança Macedo Soares, cujo nome é especulado para concorrer a Prefeitura de Lavras. Jânio descende da tradicional Casa Real Portuguesa de Orleans e Bragança, cujo três membros foram imperadores do Brasil (Dom João VI, Dom Pedro I e II) e da Família Macedo Soares, que ocupou importantes cargos na política brasileira. Jânio Bragança saiu fortalecido da última eleição pois além de assumir a presidência do Diretório Municipal do Partido Progressista de Lavras (PP), integra o partido do atual vice-governador, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas e presidente Estadual do PP, Alberto Pinto Coelho. Em uma campanha com o apoio da prefeita correm na boca do povo que os candidatos a vice poderiam ser o presidente da Câmara Municipal Evandro Castanheira (PSB). Surge também em ascensão para vice o nome de José Eustáquio da Loja Impakto (PSDB).

Ainda para a Prefeitura de Lavras podem concorrer também o vereador Anderson Marques (PV), que presidente o partido e o Partido dos Trabalhadores (PT), pode também novamente a eleição, desta vez com o metalúrgico Aristides Silva Filho, o Tide. Tem ainda Sylvio Menicucci Neto também quer lançar candidatura a prefeito da cidade. Na Câmara Municipal a família Cherem quer fazer de Maria Luiza Cherem sua representante e o médico Hélio Haddad, segundo especulações poderia abrir mão em fazer de seu filho, o também médico Hélio Haddad Filho. O próximo legislativo deverá contar com 17 cadeiras o que deverá finalmente dar espaço a nomes como Toninho do RaioX (PSDB), Lila (PMDB) entre outros que tiveram boa votação, mas ficaram como suplentes das coligações.

RECEBEMOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.