![]() |
Fábio Cherem faz o juramento de posse na Assembleia Legislativa |
![]() |
E assina o termo de posse |
Pelo menos 20 dos 77 deputados que tomam posse, nesta terça-feira, 1º, na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), já assumem o mandato de olho nas próximas eleições, aponta levantamento feito pelo jornal Hoje em Dia. Ou seja, usarão o Legislativo estadual como trampolim para tentar vencer a disputa pelas prefeituras, em 2012. Os nomes são cotados por aliados, partidos políticos ou pelos próprios parlamentares. Ontem, ao receberem as boas-vindas do atual presidente da Casa, Doutor Viana (DEM), e de técnicos da Casa, os deputados aproveitaram a confraternização para dar início às discussões sobre as candidaturas a prefeitos.
Mesmo quem não vai disputar já aproveitou para traçar articulações em favor dos aliados. "Na minha região temos três nomes colocados. O meu, o do Weliton Prado (PT) e o do deputado Gilmar Machado (PT). Vamos construir uma unidade interna e posteriormente definir o nome", confirmou o deputado estadual Elismar Prado (PT), referindo-se à Prefeitura de Uberlândia. Ele ventila a possibilidade de outros dois federais saírem dos cargos para a disputa municipal do ano que vem. O petista é um dos novatos que assumem o mandato já pensando no próximo pleito. Na bancada de estreantes, sete já cogitam a hipótese de se candidatar em 2012. Entre eles estão Neilando Pimenta (PHS), em Teófilo Otoni; Duílio de Castro (PMN), em Sete Lagoas; Celinho do Sinttrocel (PCdoB), em Coronel Fabriciano; e Fábio Cherem (PSL), em Lavras.
O também petista Durval Ângelo e o comunista Carlin Moura admitem a condição de pré-candidatos em Contagem, na Grande BH, porém preferem não prolongar o assunto. O pedetista Alencar da Silveira Júnior também admitiu que é candidato a prefeito de Belo Horizonte. Ele defende mudança na legislação eleitoral. Nos corredores da Assembleia, as negociações para as composições visando as eleições 2012 já começam a ter prosseguimento. E como a eleição é municipal, também deve ter início nos gabinetes a peregrinação de prefeitos e vereadores. Hoje, por exemplo, são esperados mais de 500 municipalistas na cerimônia de posse dos parlamentares estaduais.
por Amália Goulart, do Hoje Em Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário