quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MINAS PERDE MONTADORA DA HYUNDAI PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

Extrema perdeu montadora pela falta de ousadia de Minas em atrair investimentos
Extrema era um dos nomes cotados para abrigar uma fábrica de equipamento pesados da Hyundai. Na foto visita de diretores da Hyundai a cidade no ano passado
Ficou só no plano do desejo o projeto de implantação de uma montadora da Hyundai em Extrema, no Sul de Minas. Sem os benefícios fiscais em  Minas, o mercado comenta que a montadora da Hyundai será instalada em Piracicaba, no interior de São Paulo, tentando aproveitar o fato de as empresas da cadeia produtiva – os chamados sistemistas – estarem localizados maciçamente em São Paulo. A previsão é que sejam fabricados 150 mil automóveis por ano e que o investimento na unidade chegue a US$ 600 milhões.

A previsão é que no vácuo da fábrica venham se instalar no Brasil pelo menos 20 empresas sul-coreanas do setor automotivo. Junto com outras montadoras antes nanicas no mercado nacional, a Hyundai vem ganhando participação das líderes do mercado. Vários grupos vão investir em novas montadoras no País e vão contribuir para descentralizar o setor automotivo nacional, antes concentrado em São Paulo. Além da Fiat em Pernambuco, também anunciaram investimentos as japonesas Suzuki (Goiás) e Toyota (São Paulo).

O CEO mundial e assessores da Hyundai visitaram a cidade de Extrema no ano passado para conhecer a infra-estrutura do município. O grupo coreano analisou um dos terrenos do Centro de Desenvolvimento Industrial do bairro dos Pires, onde estão instaladas fábricas como Bauducco, Medabil, Multi Laser, Fiat (em fase de construção), além de outras. O local visitado, com cerca de 500 mil m2, possivelmente abrigará a nova unidade da Hyundai. A capacidade de mão-de-obra que eventualmente atenderá a demanda de 1.500 empregos diretos também foi um dos pontos discutidos pelos coreanos.

Nenhum comentário: