O Portal Repolítica é uma ferramenta virtual que auxilia o eleitor a votar melhor. Funciona assim: você define o perfil do seu político ideal fazendo o teste do candidato. Com base nas suas preferências o site encontra o político que melhor te representa. As sugestões do site resultam do cruzamento da opinião da comunidade, que avalia ética, ideologia e prioridades do político, com dados da Transparência Brasil e do TSE, que exibem questões como ficha criminal e projetos apresentados. Respondendo perguntas simples no perfil de cada político, você contribui para destacar os melhores, denunciar os corruptos e apresentar ao mundo aqueles que só você conhece.
Com base nos dados do site, coletamos algumas informações sobre o desempenho dos parlamentares e chefes de Executivo do Brasil. E como não podia ser diferente, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), aparece no Top10 em Saúde (430 opiniões ) com 18%, empatado tecnicamente com o colega Humberto Costa (PT-PE), mas lidera em 1ºlugar. Crivella lidera também no Top Assistência (430 opiniões) com 21%. Na área da educação, onde o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lidera, Crivella aparece no 10ºlugar. No seu perfil, o site aponta que o senador possui 32% de popularidade, sendo que 71% o definem como de esquerda; 61% o considera da ala radical e 88% conservador. Entre as prioridades de seu mandato, os internautas considera que o senador trabalha pela Assistência-Combate à Pobreza (18%) e Educação (17%). 275 acham que ele se destaca pela competência, 20% pela ética e 53% não opiniram por nenhuma das questões.
Quando perguntados sobre qual é a melhor qualidade do senador, 28% votaram pela Articulação Política, 11% Carisma, 9% Combatividade, 9% pela Inteligência e 43% não opinaram. O site destaca ainda que Marcelo Crivella possui 73% de projetos relevantes e não tem nenhuma ocorrência na Justiça, dados estes da Transparência Brasil (21/09/2009).
Quais são as prioridades dele? 66 opiniões
17% Ensino, Cultura, Esporte
2% Finanças, Equilíbrio fiscal
3% Energia, Transporte, Obras
21% Combate à pobreza
3% Comércio, Indústria, Ciência, Turismo
5% Combate ao crime, Ordem pública
18% Saúde, Saneamento básico
1% Ecologia, Sustentabilidade
3% Reformas e combate à corrupção
Comentários