![]() |
A compra de votos teria acontecido através de distribuição de "vales" de cargas de cascalho e areia para eleitores, durante as eleições de 2008 |
Saiu a sentença, no dia 25 de janeiro, em 1ª instância, dos envolvidos, denunciados pela Associação dos Movimentos Sociais Moradores e Amigos de São João del-Rei (AMMAS Del-Rei) ao Ministério Público, devido à captação ilícita de votos em São João del-Rei. Foram condenados o ex-prefeito Sidney Antônio de Souza, conhecido Sidinho; o ex-presidente da Câmara Municipal, Maurílio de Caxias Chafy Hallak, o Bolão; a atual vereadora Rosina do Pilar Nascimento, a Rosinha do Motataxi; os candidatos Sebastião Roberto de Carvalho e Hélio do Carmo Almeida.
A compra de votos teria acontecido através de distribuição de "vales" de cargas de cascalho e areia para eleitores, durante as eleições de 2008. Os materiais eram adquiridos pelo município e transportados em caminhões da Prefeitura ou contratados, pelo então prefeito, para tal fim. Condenados pelo juiz de Direito Hélio Martins Costa nas sanções previstas no art. 123, II e III da Lei 8429/92, os políticos receberam as seguintes punições: suspensão dos direitos políticos por três anos; ressarcimento integral dos valores gastos para transporte e aquisição de cargas de areia e cascalho doadas a eleitores, além de multa civil relativa ao cargo ocupado e aos ganhos equivalentes a cada um dos acusados.
Procurada pelo Folha das Vertentes, a vereadora Rosinha do Mototaxi não quis comentar o acontecido. O ex-prefeito Sidinho e o ex-vereador Bolão não foram encontrados para dar entrevista, sendo que foi informado, no Depósito Ferrotaco, que Sidinho estaria viajando. Sebastião Roberto e Hélio do Carmo não foram localizados para se posicionarem diante dos fatos. Ainda não se sabe, também, se os acusados recorrerão à sentença.
Opinião
O presidente da AMMAS Del-Rei e colaborador direto no processo, Air Resende, comentou que, com essa sentença, “espera que mais pessoas somem à luta pelo cumprimento da democracia, para que as eleições em São João del-Rei sejam eleições de verdade”. E acrescentou: “É um estímulo para continuarmos acompanhando e verificando o processo na cidade, dentro e fora do período eleitoral”.
da Folha das Vertentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário